Crato (CE): CDL Jovem promove campanha para trânsito seguro

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto aos assustadores índices de violência no trânsito das cidades do Cariri, especialmente no Crato, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem desencadeou a campanha "Não Dance no Carnaval - Se beber, não dirija". Mas, com um instrumento realista a mais: um carro totalmente destruído em acidente foi colocando em um dos pontos estratégicos da cidade: na Praça do Pimenta

As pessoas que forem para os principais clubes onde acontecem matinês durante os próximos dias, terão uma lembrança e, ao mesmo tempo, o alerta para a perigosa combinação de folia e bebida alcoólica.

Segundo o presidente da CDL Jovem, Arthur Campos Parente, o veículo foi emprestado de uma oficina da cidade. O Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran) irá intensificar as fiscalizações nesse período, com realização de blitze em várias localidades. Uma semana antes de iniciar o período, o veículo foi deixado sobre a praça com os dizeres da campanha. Algumas pessoas que não observaram o detalhe do pequeno cartaz até acreditam que tenha ocorrido um acidente em plena área urbana. Uma das pessoas, segundo Arthur, no momento em que o carro era colocado na praça, ficou assustada e disse logo em seguida que redobraria os cuidados com a bebida.

"O nosso objetivo, de certa forma, tem sido atingido, com essa demonstração para as pessoas, de que é possível brincar nesse período, sem exceder e até arriscar a própria vida", afirma.

Nas redes sociais, segundo o presidente da CDL Jovem, logo que a foto do veículo foi inserida, houve vários compartilhamentos e curtições. Ele disse que as pessoas têm aprovado a campanha como uma forma de prevenção e alerta. Esse é o primeiro ano da iniciativa na cidade. A CDL Jovem começou a atuar no segundo semestre do ano passado dentro desse tema.

Arthur afirma que os índices de acidentes são muito altos na região. A meta da campanha tem, justamente, um caráter de prevenção e redução nesses casos. No ano passado, no Cariri, de acordo com Arthur, foram registrados cerca de 300 acidentes. "No período de Carnaval esses índices tendem a aumentar", alerta o jovem lojista.

A CDL Jovem fez parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade para ocupar o espaço urbano com a sucata. Outro aspecto que justifica a inserção foi, justamente, atingir os formadores de opinião.

Expectativa
"É um lugar que consideramos ideal", diz. Com isso, Arthur acredita que uma parte considerável da população poderá ter acesso à mensagem. Para ele, esse é o momento em que a criatividade auxilia na mensagem, sem tantos gastos com campanha, ressalta.

O presidente da CDL Jovem afirma que este é um momento em que há uma movimentação maior no comércio, dinamizando principalmente o setor de alimentos, calçados e confecções. Mas, em virtude da proximidade com o final de ano, em que os consumidores gastam mais, as vendas não serão tão significativas. "Mas, pelo menos, somamos uns 10% na área de confecções", calcula. A nova diretoria é composta de seis integrantes e ele calcula mais de 100 jovens empresários na cidade.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas
CDL Jovem
Rua Teophisto Abath, 481
Centro - Crato - CE
Telefone: (88) 3586. 9000

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Foto: Samuel Pinheiro

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis