Juazeiro do Norte (CE): Estiagem faz aumentar público na Romaria das Candeias

A forte estiagem que impacta o Nordeste brasileiro há mais de um ano foi a grande motivadora da vinda de milhares de romeiros a Juazeiro do Norte, para a Romaria das Candeias. A festa terminou na tarde do último sábado, com missa campal na Capela do Perpétuo Socorro, seguida de procissão à luz de velas pelas ruas centrais da cidade, em direção à Basílica Nossa Senhora das Dores, para benção final dos romeiros. Cerca de 100 mil pessoas participaram do encerramento da festa que começou no dia 29 de janeiro e reuniu, ao longo de cinco dias, aproximadamente 400 mil fiéis, de acordo com estimativa da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Um público recorde, que segundo os organizadores, ultrapassou os 350 mil visitantes do ano passado.

A maioria dos romeiros é nordestina e veio pedir à “Mãe das Candeias” toda sorte de bênçãos, físicas e espirituais. Mas foi por chuva o maior clamor do sertanejo aos céus, este ano. Noberto Martins Bezerra, 59, de Monteirópolis - AL, diz que fez sacrifícios financeiros para vir à Romaria, “a gente vive da agricultura e da pecuária mas faz uma forcinha e vem pedir um bom inverno”, afirma o pequeno produtor. Quem fez coro a essa oração foi o vaqueiro José Cícero da Silva, 51, de Minador do Negrão, no agreste alagoano, que percorreu 550 quilômetros até Juazeiro do Norte em caminhão pau-de-arara que transportava setenta pessoas. Para ele, se não chover em breve, não haverá mais trabalho. “Ainda tem um pouco de palma e silo para os bichos, mas está acabando”, conta o vaqueiro.

Há também os que vieram somente agradecer, como Pedro Ferreira, 74. O agricultor aposentado de Garanhuns - PE, perdeu a perna em acidente de trabalho, há mais de 30 anos - “nas bandas do sul”, conforme relata - mas só conseguiu aposentar-se há três anos. A deficiência física não o impede de participar da procissão e ele diz não querer mais nada. “Estou entregue a Deus”, resume. Dona Josefa Santana, 64, de Sairé – PE, vem há 34 anos para as romarias de Juazeiro do Norte e declara sua predileção pela festa das Candeias.

Entenda a notícia
Além de celebrações religiosas, a Romaria das Candeias deste ano contou com uma programação cultural composta por intervenções urbanas de artistas locais, por meio de parceria entre a prefeitura e o SESC.

Fonte: O Povo



AddThis