Barbalha (CE): Órgão de trânsito ganha reforço

Para reforçar a segurança aos pedestres e condutores de veículos que circulam pelo Cariri, os Departamentos Municipais de Trânsito (Demutran) da região estão recebendo equipamentos que viabilizam o maior rigor nas fiscalizações das infrações trânsito. No último dia 11, foi a vez do município de Barbalha, que recebeu o seu primeiro "etilômetro alco sensor". O aparelho foi cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Crato e Juazeiro do Norte já foram contemplados desde o ano passado.

Até o fim do mês de fevereiro, o bafômetro, como é popularmente conhecido, será utilizado em blitze em todo o território barbalhense. No momento, os agentes de trânsito estão recebendo as instruções de como usar o equipamento. Ao todo, 24 serão capacitados. De acordo com o Demutran, as ações serão intensificadas, principalmente, nos fins de semanas, quando costuma haver maior incidência do descumprimento das leis.

No município, durante o período de carnaval, não houve nenhum registro de acidentes envolvendo veículos. Também não aconteceu furtos ou roubos desses bens.

Segundo dados da autarquia municipal de trânsito, nos quatro dias de folia, a ausência de documentação dos veículos, uso de equipamentos de segurança, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e alteração de descargas resultaram na apreensão de 11 motocicletas. O diretor interino do órgão, Roberto Correia Grangeiro, afirma que o período foi considerado tranquilo. "A gente acredita que essa paz no trânsito é decorrente de um trabalho bem planejado dos órgãos de segurança", revela. Ele conta que irá promover melhorias para que a população sinta-se segura ao transitar pela cidade de Baralha.

Como forma de proporcionar um fluxo normal de pedestres e veículos, o diretor planeja, até o fim deste ano, regulamentar os mototaxistas, melhorar a sinalização vertical e horizontal, principalmente na área central da cidade, e intensificar as fiscalizações. Outra meta é solicitar ao Detran, o envio de comissões de habilitação e emissão de CHN, para que esses serviços possam ser realizados no município. Até agora, isso só é possível em Juazeiro do Norte, onde está instalada a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Atualmente, na realização de blitzes, o Demutran de Barbalha atua em parceria com a Polícia Militar. Os locais escolhidos para as fiscalizações variam de acordo com as denúncias da população. As infrações mais comuns são o não uso do capacete, ausência de CNH e atraso dos emplacamentos.

Em Barbalha, segundo o Demutran, mensalmente acontecem cerca de cinco acidentes envolvendo motocicletas. A rede hospitalar da cidade é referência regional no atendimento a traumas. Devido a isso, as estatísticas apontam altos índices de ocorrências deste tipo.

Para Roberto Grangeiro, a chegada do bafômetro vai diminuir ainda mais os números. Ele assegura que a Lei Seca será totalmente eficaz. "Agora, com esse equipamento, a Legislação será cumprida com mais severidade", afirmou.

Recentemente, para fazer cumprir o Código de Transito Brasileiro (CBT), o órgão emitiu uma portaria na qual informa que está terminantemente proibida a circulação de ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas, motonetas e vespinhas que não estiverem devidamente emplacadas e com condutores habilitados.

O município do Crato foi o primeiro da região do Cariri a receber um equipamento que mede a quantidade de álcool por litro de sangue dos condutores de veículos. Cada aparelho tem custo estimado de R$7 mil.

O "etilômetro" servirá para fiscalizar condutores com base na Lei Seca ou lei da alcoolemia zero, em vigor desde 2008, de acordo com o artigo 277, do Código de Trânsito Brasileiro. Ela sugere que os condutores que, se envolverem em acidentes ou que forem alvo de fiscalização ou ainda que aparentarem sintomas de embriaguez, façam o teste com o aparelho.

Mais informações
Demutran Barbalha
Endereço: Rua Miguel de Freitas, 184
Bairro: Cirolândia
Telefone: (88) 3532.0540 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis