Líder do PSB anuncia Campos como candidato ao Planalto

Uma entrevista do líder do PSB na Câmara Federal, Beto Albuquerque, ao Blog do Josias de Sousa (UOL), caiu com bomba na política. O socialista revelou, sem meias palavras, que o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é candidato a presidente da República em 2014.

Campos, que exerce o segundo mandato, tem o PSB como aliado do Palácio do Planalto e, nas últimas três eleições (2002, 2006 e 2010), apoiou as candidaturas de Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O PSB integra a base de apoio ao Governo da presidente Dilma ocupando os Ministérios da Integração Nacional (Fernando Bezerra) e dos Portos (Leonidas Cristino).

A pré-candidatura de Eduardo Campos ao Palácio do Planalto nasceu logo após a sua reeleição ao Governo de Pernambuco, em 2010, e ganhou corpo com as eleições municipais do ano passado, quando o PSB elegeu mais de 400 prefeitos. Campos já prepara agenda para percorrer o Brasil a partir do mês de março. E, segundo o líder do PSB, Beto Albuquerque, o PSB não irá se sensibilizar com eventuais apelos do ex-prsidente Lula para Eduardo Campos compor a chapa como candidato a vice na chapa de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de aliança PT-PSB, Beto Albuquerque foi lacônico: “O Lula sabe que isso é impossível. O PT engordou de tal forma o PMDB, que esse é um caminho sem volta. Esse casamento não tem recuo''.

O crescimento do PSB e da pré-candidatura de Eduardo Campos despertou preocupação no Palácio do Planalto e fez o PT fortalecer ainda mais os laços com o PMDB. Os sinais de distanciamento foram dados em vários momentos (conflito PTxPSB na disputa pelas Prefeituras de Belo Horizonte, Recife e Fortaleza) e na disputa pela Presidência da Câmara Federal. O PSB contrariou à base aliada e lançou a candidatura de Júlio Delgado, contra o vitorioso Eduardo Henrique Alves, do PMDB, que tinha apoio do Palácio do Planalto.

Segundo Beto Albuquerque, o PSB está entusiasmado: ''Nosso partido vê com total entusiasmo a possibilidade de ele ser candidato. Há um consenso dentro do PSB, até pelo aprendizado que nós tivemos com o próprio Lula'', declarou o líder do PSB na Câmara Federal, na entrevista ao jornalista Josias de Sousa.

Fonte: Ceará Agora

AddThis