Carnaval no Cariri foi em clima de tranquilidade e resgate das tradições

O resgate aos antigos carnavais começou neste ano, em Crato, depois de um longo período sem os tradicionais desfiles das escolas de samba. A Secretaria da Cultura decidiu reunir os carnavalescos antigos e fazer a entrega do Troféu Vitorino, com nome do homenageado durante o Carnaval da cidade. Ele faleceu há dois anos e, por cerca de duas décadas, levou sua escola de samba aos desfiles de rua. Foi uma das mais premiadas. O troféu com o seu nome foi entregue aos carnavalescos no sábado.

Em Barbalha, o desfile dos blocos já é uma tradição de todos os anos, realizado de forma espontânea pelos moradores, que saem nas ruas antigas da cidade, desfilando a irreverência. Neste ano, sete grupos desfilaram pelas principais ruas do centro histórico, bairros e distritos. Em Brejo Santo e outras cidades do Cariri houve a realização do Carnaval de rua.

No Distrito do Caldas, em Barbalha, onde acontece o Carnaval do mela-mela, houve uma mudança de espaço da festa, mesmo com a resistência dos moradores. No distrito, todos os anos acontece a abertura do período momino com o desfile do bloco Massa da Madrugada. Depois tem o "Donzelas do Jatobá". No Parque da Cidade, foram realizados shows musicais todas as noites. Na sede do Crato, prevaleceu a tranquilidade.

Nos clubes serranos, a exemplo do Serrano Atlético Cratense, houve dias de animação. Nos fins de tarde e noite, a folia foi transferida para a Praça Siqueira Campos, no Centro da cidade, e no Largo da RFFSA, onde foi montado um palco para os shows. O Carnaval foi encerrado na cidade com o encontro dos blocos e maracatus.

As marchinhas, os frevos, desfile de fantasia, as vesperais infantis, blocos, encontro de baterias das escolas de samba fizeram parte de uma programação, estabelecida neste ano, como a retomada dos festejos.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis