67 anos depois da morte do Beato José Lourenço, missa rememora Caldeirão

Das mais marcantes passagens da história cearense, o movimento messiânico Caldeirão, registrado nos anos 1920 e 1930, será rememorado amanhã, no Cariri cearense. Em missa celebrada no município de Juazeiro do Norte, o padre Vileci, pároco da Igreja do Socorro, lembrará os 67 anos de morte do beato José Lourenço - figura central da comunidade do Caldeirão, dizimada pela artilharia das forças oficiais do Estado.

Considerado por muitos como o sucessor de Padre Cícero Romão Batista, o beato levou, no início do século XX, experiência de socialismo à comunidade localizada no Sítio Baixa Dantas. Lá, abrigou trabalhadores rurais de diversos estados e desenvolveu filosofia embasada nos preceitos do catolicismo popular e do trabalho.

Resgate
Mostrando que as cicatrizes da aniquilação da comunidade ainda não sararam e que o Caldeirão precisa ser lembrado e discutido, a experiência de um socialismo primitivo, que durou cerca de 20 anos, é resgatada anualmente no Ceará, em dois momentos. O primeiro deles, em 12 de fevereiro, data da morte do beato. O segundo, sempre em setembro, quando é realizada a Romaria das Comunidades de Base ao Caldeirão do Beato José Lourenço.

Neste ano, o Carnaval impediu que a missa em memória da morte do beato fosse realizada no exato dia 12. Mas, para os que querem reverenciar aqueles anos do início do século passado, não houve impasse que resistisse. “O importante é não deixar esquecer aquele que fez uma comunidade experimentar o socialismo por pelo menos uma década”, assevera um dos organizadores do movimento que relembra o beato José Lourenço, Pedro Andrade.

Ele, remanescente do Caldeirão, exalta o sistema de produção e distribuição de forma coletiva praticada naquele momento histórico do Ceará e garante que foram naqueles remotos anos que sua mãe, hoje falecida, viveu os melhores dias de sua existência, por entre dezenas de moradores do Caldeirão. Encravado no Cariri cearense, o Sítio Baixa Dantas tornou-se um local próspero, segundo ele, graças ao que o beato conseguiu construir ali.

Entenda a notícia
O beato José Lourenço foi figura central da comunidade do Caldeirão, dizimada pelas forças oficiais da época no Estado. Considerado sucessor do Padre Cícero, ele está completando, agora, 67 anos de morte.

Serviço
Missa em memória dos 67 anos de morte do beato José Lourenço
Quando: amanhã (sexta-feira), às 17 horas
Onde: Igreja do Socorro, em Juazeiro do Norte

Raquel Maia

Fonte: O Povo



AddThis