Juazeiro do Norte (CE): Insegurança preocupa lojistas

Mais uma vez, empresários lojistas deste município se reúnem para debater a questão da segurança pública, em virtude da grande quantidade de assaltos registrados no comércio da cidade, principalmente na área do Centro. O encontro, mesmo com a participação de poucos lojistas, contou com a presença do comando da Polícia Militar. O intuito não foi apenas discutir a problemática, mas compartilhar sugestões, para minimizar a situação.

A partir da próxima segunda-feira, a Polícia irá reforçar a segurança, com mais 30 homens no patrulhamento, aumentando a quantidade de agentes no Centro, como forma de inibir a ações criminosas. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira, sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Juazeiro do Norte.

Um dos comerciantes, que não quis se identificar, chegou a dizer que já foi assaltado "mais de 100 vezes". Segundo ele, há uma dificuldade até de contratar pessoas para trabalhar em caixas de lojas, por causa dos assaltantes. Para o comerciante, a situação é de pânico. Somente no início deste ano, seu estabelecimento comercial chegou a ter mais seis assaltos.

Alvos
Postos de gasolina e farmácias da cidade, que ampliam os horários de funcionamento, além das Casas Lotéricas, viraram alvos em potencial dos assaltantes. Alguns desses locais, mesmo com sistema de monitoramento por câmeras, não inibem a ação dos bandidos. São constantes os registros de assaltos em lojas, arrombamentos, roubos de malotes contendo grande quantidade de dinheiro.

Os grupos que agem no Centro estão sendo investigados pela Polícia. Inclusive, alguns deles, já foram elucidados. Há pouco mais de um mês, uma fábrica de alumínio da região chegou a ser assaltada, e um dos envolvidos no crime morreu em confronto com a Polícia.

A problemática se estende principalmente para o Centro, onde, de forma disparada, acontecem os delitos registrados pela Polícia.

Por meio de gráficos e com vários números já registrados de delitos por localidades, a Polícia apresentou para os empresários a real situação de como se encontra o mapa da violência em Juazeiro do Norte.

Levantamento
O tenente coronel Vilson Veiga Bezerra Castro, comandante do 2ª Batalhão da Polícia Militar, apresentou diversos números já levantados de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia, no intuito de minimizar a criminalidade na cidade. Um dos principais agravantes tem sido o tráfico de drogas, que acaba desencadeando outros crimes, segundo ele. A Polícia tem realizado diversas apreensões de armas e a prisão de traficantes, nos bairros. A maioria acaba se dirigindo ao Centro para realizar os delitos. O número de assaltos a pessoas também preocupa.

De acordo com o comandante, com as informações disponíveis, dá para ter um planejamento melhor, por meio dos recursos existentes. Para desenvolver o trabalho, ele destaca a importância da colaboração dos próprios empresários, com prevenção, e também da sociedade, denunciando os traficantes e bocas de fumo. Vilson Veiga afirma que houve uma queda no número de homicídios, e com mais homens nas ruas, prevê uma diminuição no número de assaltos em fevereiro. Em janeiro desde ano houve uma redução de 25% no número de homicídios em relação ao ano passado, conforme levantamento da Polícia.

O presidente da CDL, Michel Araújo, disse que o objetivo da reunião foi discutir meios para auxiliar na diminuição no número de furtos e roubos no Centro, considerada a área mais crítica.

Ele afirma que os empresários têm buscado alternativas de investir em segurança particular e aconselha que haja circuitos internos de segurança. De acordo com o lojista, a situação, no momento, tem sido difícil em relação à ausência de segurança.

Câmeras
Desde o ano passado que estão funcionando em áreas do Centro de Juazeiro do Norte, também em espaços estratégicos nas saídas da cidade, o sistema de monitoramento eletrônico.

Das dez câmeras instaladas em pontos estratégicos, apenas seis estão funcionando. Provavelmente uma empresa privada ficará responsável pela manutenção e acompanhamento dos serviços. A sala de monitoramento está sendo coordenada por meio da Secretaria de Segurança Pública do município de Juazeiro do Norte.

Reforço
30 homens do patrulhamento da Polícia Militar darão reforço à segurança no Centro de Juazeiro do Norte, a partir de segunda-feira

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576
Centro - Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 5512.2266

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis