Crato (CE): Leitor questiona uso do dinheiro público nas estradas do CE

Neste Carnaval trabalhamos com nossa estrutura no estado do Maranhão. Viajei mais de cinco mil kilômetros em idas e vindas com palco, som, gerador e banheiro químico. Nessas andanças percebi algumas coisa que não consigo compreender.

No estado do Ceará todos os caminhoneiros para trafegar nas estradas tem que emitir uma autorização no site do Detran que se chama AET - Autorização Especial de Trânsito. Essa autorização é para saber a quantidade de caminhões que trafegam pelo Estado. O Ceará tem um dos impostos mais caros do Brasil e toda mercadoria que compramos fora, quando entra no estado paga-se mais impostos, o combustível diesel custa em média R$ 2,30, há inúmeros foto sensores espalhados em trechos até sem sentido. No entanto com tudo isso a malha viária cearense é péssima. As estradas são esburacadas fazendo com que muitas vezes nossos carros quebrem ao cair nesses buracos ou até podendo acontecer algo mais grave.

Enquanto isso no estado do Maranhão, cheguei a encontrar diesel na cidade de Caxias sendo vendido a R$ 1,94 (uma diferença de praticamente 15%). Os postos da policia não exigem nenhuma autorização para trafegar caminhões, quase não há sensores de velocidade e as estradas são perfeitas. Você viaja com tranquilidade.

O que não consigo entender é o porque dessa disparidade. Será que nossos políticos priorizam outras coisas que não sejam estradas? Fica a pergunta.

Postado originalmente no perfil de Joaquim Coelho (proprietário da OK! Produções) no Facebook. Publicado no Blog Cariri com expressa autorização do autor.



AddThis