Juazeiro do Norte (CE): Pesquisa em bares e restaurantes do Cariri revela que os estabelecimentos estão avançando

Uma pesquisa sobre o setor de alimentos e bebidas demonstrou que os bares e restaurantes da região do Cariri estão avançando na busca de melhorias para atender as demandas do seguimento. Ao todo, foram consultados 50% dos estabelecimentos associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel- Cariri). O estudo, que foi realizado em parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Abrasel, deu diagnóstico que poderá auxiliar empreendedores a conhecerem sobre o perfil dos estabelecimentos e as necessidades evidenciadas em relação ao setor e a empresa.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, na conurbação entre as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha (Crajubar), existem atualmente cerca de 350 estabelecimentos registrados legalmente, entre bares, restaurantes, lanchonetes, pousadas, hotéis e similares que servem algum tipo de alimento. Grande parte deles é composta por micro pequenas empresas ou de pequeno porte. O ponto mais crítico do seguimento é a falta de qualificação dos colaboradores. Na região, ainda há uma grande ocorrência de trabalhadores exercendo funções informalmente. Apenas 35.29% dos colaboradores das empresas são selecionados de acordo com o padrão definido e considerando os requisitos das funções.

A maioria dos empreendimentos instalados no Cariri se enquadra na categoria de restaurante, que somam 70,58%. A pesquisa também avaliou como os empresários percebem a situação da empresa em relação a algumas questões de mercado, como a variedade e exclusividade de produtos, apresentação, comunicação e promoção da empresa, atendimento, pontos e localizações e segurança de alimentos, onde todas as empresa se posicionaram entre bom e regular. Porém, foi identificada uma necessidade de aprimoramento em três pontos: apresentação visual, promoção e pessoal. Apenas 41,18% dos empresários afirmaram conhecer as necessidades e expectativas dos clientes. Apesar da região não estar inserida no roteiro de eventos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o estudo foi feito com vistas a realização do evento. Segundo os participantes, os estabelecimentos precisam elaborar atrativos para persuadir os clientes e atender aos gostos mais exigentes. Mesmo tendo avançado, o seguimento ainda demonstra pontos a serem melhorados.

Idiomas
Para se ter uma ideia, 88,24% dos locais pesquisados não possuem atendimento em língua estrangeira e nem dispõe de cardápios em outro idioma, uma das tendências nas empresas que trabalham com alimentação. Para qualificar os profissionais, o Sebrae oferece, em parceria com o Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo do Estado, cursos de melhorias dos processos produtivos, atendimento, finanças e segurança alimentar.

Mais informações
Sebrae
Rua São Pedro, 193
Centro
(88) 3511.2851

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

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