Crato (CE): Começa processo de padronização de táxis

O processo de padronização dos táxis do Crato já foi iniciado. Desde o último mês é possível encontrar nos automóveis uma logomarca contendo a imagem do Soldadinho do Araripe, pássaro nativo da Chapada do Araripe e símbolo da região do Cariri, e os brasões do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e do Município. Com a padronização, a autarquia de trânsito pretende oferecer mais segurança à população que utiliza os serviços. Além de identificar os taxistas, também fica melhor para a fiscalização os pontos de táxis e os veículos regulamentados. Ao todo, a população cratense conta com cerca de 110 táxis.

Até agora, 30% dos táxis da cidade já passaram pelo processo. O Demutran está convocando os taxistas que ainda não adesivaram os carros para que sigam o padrão estabelecido no Município, já que, de acordo com a Lei Federal 12.468, que regulamenta a profissão de taxistas, aos órgãos de trânsito também cabe adotar uma caracterização dos veículos que fazem transporte de passageiros. O prazo para a regularização vai até a semana que antecede a realização da Exposição Centro - Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), que começa no dia oito de julho. O evento costuma atrair muitos turistas à cidade. Para o recebimento da autorização da adesivagem, a categoria deve apresentar ao órgão de trânsito o alvará de concessão da vaga e a documentação dos veículos e dos condutores em dia. A colocação da logomarca está sendo feita por uma empresa privada, escolhida pelos taxistas. O custo da adesivagem é de cerca de R$ 50,00 por veículo.

Quanto à padronização da cor dos carros, acontecerá em uma segunda etapa, à medida em que a frota for renovada. Independente do veículo ser novo ou usado, o taxista deverá obedecer a cor padrão, que será obrigatoriamente prata. Para o coordenador de fiscalização de transporte do Município, Daniel Aquino Viana, o Crato avançou no serviço de transporte de passageiros. "É responsabilidade do Demutran passar segurança aos profissionais e a população. Os táxis adesivados mostram que eles estão de acordo com as leis e autorizados a exercer a função", afirma.

O Demutran planeja marcar, posteriormente, uma audiência com a categoria sobre a implantação do taxímetro. Até o início do próximo ano, todos os táxis deverão estar equipados com o aparelho. O Demutran vai entrar em contato com uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para ter acesso aos dados necessários para a instalação dos aparelhos. O Inmetro deverá indicar a empresa ou instituição capacitada e autorizada a instalar o taxímetro. Para a verificação da metrologia percorrida, valores a serem cobrados pelas corridas e o lacre dos aparelhos, o instituto deverá enviar uma equipe à Região. Para o taxista Bosco Peixoto, as mudanças foram positivas. "Com os adesivos os clientes podem identificar melhor os táxis. Nós estamos esperando a exposição para saber se a medida vai ser mais lucrativa. O processo é muito simples e oferece mais segurança, principalmente, para os taxistas que trabalham à noite, porque em casos de roubo o carro está identificado. Valeu a pena", revela.

Em Quixeramobim, a frota de táxis também está sendo padronizada. Nos veículos é colocada uma logomarca característica do Município. Os taxistas podem não pagar pela adesivagem se preferirem circular com propaganda da empresa de publicidade que faz o processo.

Custo
50 reais é o custo, aproximadamente, da adesivagem. A colocação da logomarca está sendo feita por uma empresa privada

Mais informações
Departamento Municipal de Trânsito
Avenida Perimetral Don Francisco,220
Bairro São Miguel
Telefone: (88) 3523.5232

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis