VII Iguatu Festeiro se encerra amanhã

Desde o fim de semana passado que a fogueira está queimando em homenagem a São João. A mistura de ritmos atrai milhares de brincantes às maiores festas juninas do Ceará. Entre elas, o Iguatu Festeiro, na região Centro-Sul do Estado. A programação com shows, festivais de quadrilhas, apresentações artísticas e culturais atrai milhares de pessoas. A estrutura do evento é grandiosa e inclui cidade cenográfica, parque de diversão, comercialização de comidas típicas e de artesanato em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, o cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

O VII Iguatu Festeiro vem atraindo um público estimado pelos organizadores do evento em dez mil pessoas, a cada noite. A estrutura inclui dois palcos, réplica da casa onde nasceu Luiz Gonzaga, de uma capela e amplo espaço para apresentação das quadrilhas, arquibancadas e camarotes. O evento prossegue até amanhã, e pela primeira vez é realizado ao lado da nova Avenida do Contorno Juscelino Kubistchek. Um total de 45 quadrilhas do Ceará e de outros Estados disputa uma premiação de R$ 40 mil. A entrada é grátis e a Prefeitura investiu R$ 300 mil na realização da festa em parceria com o Ministério do Turismo, Governo do Estado e empresas da iniciativa privada.

Durante a semana, houve apresentações da Cia. de Dança Luiz Gonzaga de Exu, Pernambuco, e do Grupo Cultural Junina Xodó da Vila, de Aracaju, Sergipe, da Orquestra Sanfônica Humberto Teixeira de Iguatu, de quadrilhas juninas, dança do coco shows com bandas de forró e artistas nacionais, como Leo Magalhães.

Na terça-feira passada, a banda de forró Garota Safada arrastou uma multidão que dançou e brincou com muita alegria. O encerramento do Iguatu Festeiro acontece hoje, e deve reunir público recorde com show da dupla Bruno e Marrone.

Quem compareceu à festa aprovou o novo local de evento, ao lado da recém construída Avenida Juscelino Kubistchek. O espaço ficou mais amplo para a circulação das pessoas, apresentação das quadrilhas juninas, da cidade cenográfica, instalação da Casa de Luiz Gonzaga e para reunir milhares de brincantes em frente ao palco principal de shows. "É uma estrutura muita bonita, bem decorada e ampla", disse o representante comercial, Cláudio Pires, em visita à cidade de Iguatu. "O clima é de muita diversão e de paz".

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, destacou a valorização da cultura nordestina, do ritmo do forró e da quadrilha junina. "O nosso objetivo é promover momentos de lazer e valorizar a festa junina como integrante da nossa cultura", frisou.

Mais informações
Prefeitura de Iguatu
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua 21 de Abril, S/N
Bairro Prado
Fone: (88) 3581. 7649

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis