ANA alerta para má distribuição de água

O Brasil está em uma situação confortável em relação à disponibilidade de recursos hídricos comparado a outros países, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). O documento Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2012, divulgado ontem, em Brasília, revelou que o volume de água no país representa 12% da disponibilidade do planeta.

Mas o mesmo documento alerta que o aparente conforto convive com a distribuição desigual desses recursos. O levantamento mostrou que mais de 80% da disponibilidade hídrica está concentrada na região hidrográfica amazônica.

Os reservatórios artificiais são apontados pela ANA como elementos estratégicos para equacionar as concentrações. Pelas contas da agência reguladora, o Brasil possui 3,6 mil metros cúbicos de volume armazenado em reservatórios, por habitante.

O número é superior a de vários continentes. Na Europa, por exemplo, a relação de recursos hídricos armazenados por habitante é da ordem de 1,4 mil metros cúbicos. Na América Latina e no Caribe, é 836 metros cúbicos por habitante.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis