Crato (CE): Professor defende cultura mais democrática

O professor e artista plástico Alexandre Lucas vai representar a Região do Cariri, em julho, no seminário nacional do Cuca, uma experiência cultural realizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Durante o seminário que acontece paralelo ao Encontro Nacional dos Estudantes de Arte, no Rio de Janeiro, Lucas vai apresentar um livro e um documentário feitos por ele e por artistas caririenses que defende que a cultura deve ser tratada de forma democrática e não excludente.

Um dos coordenadores do Coletivo Camaradas, grupo de artistas que trabalha uma nova estética, Lucas acredita que o trabalho serve para discutir que a cultura regional e popular não é melhor do que outras formas de cultura.

Para ele, a cultura tem que ser vista como uma expressão das variadas formas de se ver o mundo. “Não podemos promover um tipo de cultura e excluir outra”, afirma. Para o artista o Cariri não pode ter uma visão de que aqui só se tem a cultura popular. “Em nossa região temos artistas de todas as tendências fazendo seu trabalho. É preciso ter espaço para todos, independente da proposta”, diz.

“Nosso documentário não quer dar respostas, mas abrir o debate sobre a cultura, sobre a produção, sobre o direito de reproduzir a cultura e a obra de arte”, afirma.

Já no livro o artista defende a ideia das pessoas poderem copiar sem necessidade de autorização. “Acredito que toda obra de arte deve ser gratuita, as pessoas tem direito de produzir e direito de ter acesso”, defende.

Além disso, o trabalho versa sobre a cultura em ligação com a política, filosofia e sociologia, bem como, das vivências e experiências dos coletivos de cultura que trabalham na Região do Cariri.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis