Juazeiro do Norte (CE): Fiéis visitam o Horto no dia da Paixão

Um dia de peregrinação na tradicional subida ao Horto do Padre Cícero durante toda a sexta-feira. Milhares de pessoas de várias cidades da região e Estados do Nordeste compareceram ao local para pagar promessas e lembrar o dia de sacrifícios de Jesus na ´Via Crucis´.

A administração do Horto estima que cerca de 200 mil pessoas foram ao local durante todo o dia de ontem. O romeiro faz o seu sacrifício e paga promessas. A chegada dos fiéis à estátua começa a acontecer de madrugada, por volta das quatro horas, depois de percorrerem quilômetros, grande parte a pé.

Filas se formaram para as pessoas subirem até o monumento e visitar o Museu Vivo Padre Cícero, no casarão centenário, que abriga a capela e o museu com réplicas de tamanho em resina, dos principais personagens que fizeram parte do dia a dia do Padre Cícero. Os romeiros também se dirigiram ao santo sepulcro, para cumprir promessas.

Todo um trabalho de preparação foi realizado para recepcionar os fiéis na visitação, com organização do trânsito e ordenação das filas. Segundo um dos auxiliares da organização, Cícero Manoel de Oliveira, este ano foi bem mais tranquilo em relação a 2011, com grande participação da juventude. Uma campanha foi realizada pela administração do Horto, no sentido de coibir pessoas alcoolizadas no local durante a data. Panfletos informativos foram distribuídos nesse sentido.

De acordo com o organizador, cada vez mais as pessoas têm se conscientizado de que o Horto é um local de oração e espiritualidade. "Nada mais justo de que esta sexta-feira, em que as pessoas têm que meditar sobre o sofrimento de Jesus e a sua morte na cruz, que é motivo de salvação para toda a humanidade", afirma ele. O próprio Padre Cícero fazia do local um momento de retiro e oração.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis