Crato institui Secretaria de Segurança

Foi instituída a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Patrimonial, Cidadania e Trânsito do Crato (SSPPCTC). O novo órgão foi criado através de ementa do projeto de Lei número 2.518/2008, que criou a Guarda Municipal. A Secretaria de Segurança irá funcionar com duas diretorias, sendo uma da Guarda Municipal e a outra de Trânsito. Está sendo instalada no prédio onde funciona o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Já na próxima terça-feira haverá a primeira reunião entre os servidores da Secretaria de Segurança Pública. Na ocasião, serão planejados os projetos de ações para os próximos meses. A ideia é conseguir alocar recursos para fortalecer a estrutura da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito.

Na manhã de ontem, foi realizada no gabinete do prefeito Samuel Araripe, a solenidade de posse do primeiro secretário de Segurança e Cidadania do Crato, Luiz Joatan de Sousa, que nos últimos anos, esteve à frente da diretoria do Demutran.

Agora, o departamento está sob a direção de Francisco dos Santos Praxedes. O ato contou com a presença de políticos, religiosos, secretários municipais e representantes de instituições de segurança. Para estruturar a nova pasta, o novo secretário irá adquirir viaturas e um transporte coletivo dos guardas.

Neste momento, ele planeja manter os serviço que a Guarda Municipal já vinha executando. Luiz Joatan pretende conduzir a pasta com o apoio da comunidade cratense e parceria com os órgão de controle de segurança.

"Iremos procurar alcançar o desenvolvimento da Guarda Municipal com mais abrangência. Vou buscar fortalecer as parcerias, com órgão para viabilizar as ações da Secretaria, para com isso, garantir a segurança da população e do patrimônio público de nossa cidade", afirma.

O Poder Legislativo aprovou a criação da Secretaria de Segurança e Cidadania após perceber a necessidade do fortalecimento da Guarda Municipal, que é fundamental para a proteção e preservação do patrimônio público municipal. Agora, com a nova Secretaria, o Município poderá conseguir recursos federais que possam ajudar no desempenho da segurança pública na cidade. A pasta terá a missão de difundir o conceito de segurança cidadã e as práticas preventivas, buscando como consequência a defesa do patrimônio.

Ao todo, serão três núcleos e seis unidades de atendimento, que irão abranger as áreas da segurança comunitária e proteção ao meio ambiente, unidade de ronda escolar, unidade de segurança patrimonial, de controle e escalas e do grupo tático municipal.

Antes da criação da SSPPCTC, a segurança do patrimônio público do Município era uma competência da Secretária de Administração, que durante a gestão conseguiu estabelecer alguns avanços, como a aquisição de cinco motocicletas destinadas a fiscalização, realização de cursos de capacitação e mudança de fardamento da guarda.

O novo secretário planeja continuar investindo nessas ações. Ele disse que, inicialmente, vai investir no aprimoramento da Guarda Municipal realizando oficinas que tenham foco no desenvolvimento humanitário e comunicacional dos guardas.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis