Icó (CE): UFRC provoca expectativas

Esta cidade vive a expectativa de início da construção de um campus descentralizado da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), anunciada em agosto de 2011 pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e confirmada pela presidente Dilma Rousseff. Uma área de 20 hectares será doada ao MEC e até o fim deste ano deve ocorrer a licitação para a construção da unidade de ensino superior. O projeto de lei de criação da UFRC está em tramitação no Congresso Nacional

A UFRC terá sede na cidade de Juazeiro do Norte. A nova instituição será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC). A UFRC terá ainda quatro campi, nos municípios de Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo. O Ceará passará a contar com três universidades federais: UFC, Unilab e Universidade Federal do Cariri.

O projeto prevê a oferta de seis cursos que ainda serão definidos (engenharia ou tecnologia), vagas para quatro mil alunos, a contratação de 100 professores, sendo 60% com mestrado e doutorado, e de 80 servidores. Recentemente, ocorreu uma reunião na Prefeitura Municipal com o objetivo de definir a localização da área e a proposta do campus universitário.

O prefeito Marcos Nunes, o deputado estadual Neto Nunes, o secretário de Educação, Getúlio Oliveira, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, o diretor do campus da UFC no Cariri, professor Ricardo Ness, e técnicos da instituição de ensino superior e da Prefeitura participaram do encontro de planejamento.

Discussão
Ainda nesta semana, a Câmara Municipal discutiu e votou projeto de lei encaminhado pelo Executivo que autoriza o Município a adquirir imóvel não operacional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), localizado no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos para futura doação à Universidade Federal do Cariri.

A opção de compra do imóvel rural ao Dnocs é a mais viável, de acordo com o ex-diretor regional do departamento, Eduardo Segundo. "A lei autoriza a venda para prefeituras de áreas não operacionais", explicou. "Creio que essa é a melhor opção e posteriormente o município faz a doação do terreno ao MEC".

De acordo com o secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira, o processo de licitação para a escolha da empresa que irá construir o campus deverá ser definido até o fim deste ano.

Expectativa
"A nossa expectativa é que o campus comece a funcionar em 2014", disse. "Essa unidade é de fundamental importância para trazer o desenvolvimento da região e o crescimento do município", afirmou Getúlio.

Em breve, será realizada uma audiência pública em Icó com a finalidade de definir os cursos que serão ofertados pelo campus. Segundo Getúlio Oliveira, há duas propostas iniciais: na área de engenharia ou de tecnologia. A ideia dos técnicos é que os cursos sejam de uma só área. "Com certeza o campus vai atrair alunos de várias regiões do Ceará e de outros Estados", previu o secretário.

Desde o anúncio do campus da UFRC em Icó que os moradores vivem a expectativa de sua instalação. A futura unidade é vista como a segunda oportunidade histórica que o município terá para desenvolver-se.

A primeira ocorreu no início do século passado, quando a elite dirigente local rejeitou a passagem da ferrovia. "Ganhamos esse campus, sem apadrinhamento político, e agora teremos a chance de sermos um polo de ensino superior na região Centro-Sul", disse Oliveira.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis