Crato (CE): Motoristas aprovam zona azul

NE - O título ideal para essa matéria deveria ser "Diretor do Demutran aprova zona azul". Sabem por quê? Porque não entrevistaram nenhum motorista. Como saber se aprovaram ou não?

O primeiro dia de implantação do sistema de estacionamento rotativo, zona azul, em cinco ruas do Centro do Crato, deixou grande parte dos motoristas satisfeitos. Apesar das duvidas quanto ao novo sistema, muitos condutores acreditam que a medida vai realmente organizar o trânsito na cidade. A grande queixa estava relacionada à falta de vagas para estacionamento, principalmente, próximo às áreas onde há comércio. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que estabeleceu a ação, acredita que nos próximos dez dias a população vai estar mais adaptada ao sistema.

Com o zona azul, os motoristas poderão estacionar seus carros por um período de uma ou duas horas, dependendo do cartão de permanência que irá usar. Ao todo, 17 monitores de trânsito estão nas localidades reservadas às vagas de estacionamento rotativos. Através deles, os motoristas podem adquirir os cartões. Com o zona azul, foram geradas 400 vagas para carros e motos. Também existe espaço assegurado para idosos, deficientes físicos e mototaxistas. A ação visa adequar o trânsito e proporcionar uma maior rotatividade às vagas de estacionamento nas ruas do Centro da cidade.

De acordo com o diretor do Demutran, Luiz Joatan de Souza, a implantação do sistema de estacionamento rotativo está sendo positiva. "Andando pelas ruas, eu pude ver vagas ociosas. Com isso, a gente nota que a implantação vai ser bem aceita pelos condutores. Sabemos que alguns deles ainda não estão acostumados, mas após o período de adaptação, irão aprovar nossa ação", revela.

Em cada um dos logradouros onde está funcionando o sistema zona azul, existe monitores. Já a fiscalização está sendo feita pelos agentes de trânsito. O Demutran garante que se for necessário, irá colocar mais monitores para facilitar a compra dos cartões de estacionamento. Após observar a grande demanda por vagas, a autarquia municipal de trânsito irá gerar mais 200 espaços para o estacionamento de zona azul. Com isso, o órgão espera atender aos anseios dos motoristas. As próximas ruas a serem contempladas com o sistema são a Dom Quintino, Avenida Duque de Caxias, Monsenhor Esmeraldo, parte da Pedro II e José Carvalho.

Para veículos de transporte de cargas, o Demutran planeja implantar o zona marrom, que disciplinará este tipo de tráfego.

Outra medida que deverá ordenar o trânsito será a colocação de prismas e redutores de velocidade na entrada principal da cidade do Crato.

Mais informações
Demutran
Av. Perimetral Dom Francisco, 220
Bairro São Miguel
Crato
Telefone: (88) 3523.5232

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis