Por meia hora a mais de treino, Barrichello reclama para virar calouro na Indy

É seu primeiro ano na Indy, conhecendo os circuitos e os carros. Apesar disso, por ter 39 anos e muitos outros como profissional, Rubens Barrichello, da KV Racing, não é classificado pela organização como calouro (ou estreante). E ele briga por isso, pois ganharia uma vantagem: poder treinar meia hora a mais que os pilotos que já têm mais de uma temporada na categoria.

"Não quero brigar pelo campeonato de rookie [estreante, em inglês]. Mas quando eu chegar em Long Beach eu não conheço a pista. Eu não conheço ainda muito bem o carro, e talvez eu tenha só uma hora e meia de pista para treinar. Eu acho que isso não está certo, porque sou estreante. Eu preciso dessa meia hora a mais na pista", disse o piloto para a agência de notícias Associated Press.

Beaux Barfield, presidente de competições da IRL (Indy Racing League em inglês, a organização que comanda a categoria), diz que ele tem um precedente de experiência que o impede de ser considerado calouro. Neste ano de 2012, a inglesa Katherine Legge (Lotus Dragon), o francês Simond Pagenaud (Schimdt/Hamilton) e o americano Josef Newgarden (Sarah Fisher) são classificados como estreantes. Só que os dois primeiros têm experiência de ter corrido pela extinta Champ Car, que se fundiu à Indy em 2008.

No passado, mesmo com experiência, alguns pilotos foram classificados como estreante em seu primeiro ano. O caso mais famoso é o de Nigel Mansell, em 1993, que foi campeão da categoria.

No domingo, em sua segunda corrida na Indy, Barrichello terminou em oitavo lugar na etapa do Alabama, no circuito de Barber. A próxima prova acontecerá em Long Beach (na Califórnia, nos Estados Unidos), circuito de rua, em 15 de abril.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis