Crato (CE): Rock ganha destaque no Cariri


Após cerca de nove anos de carreira, a banda de rock Nightlife está elaborando o seu primeiro trabalho autoral. O disco trará composições e arranjos que os músicos prepararam ao longo do tempo. Surgida a partir da vontade dos músicos de ouvir rock nos bares e casas de shows da região do Cariri, o formato acústico da Nightlife foi traçado depois de uma conversa informal entre os componentes da banda. O som agradou ao gosto dos frequentadores de diversos locais, desde os alternativos aos mais refinados. Com isso, eles foram ganhando espaço para mostrar o rock sem muitos recursos técnicos.

Atualmente, a Nightlife apresenta um repertório que passa pelo pop rock, reggae, blues, música progressiva e qualquer outro tipo de composição que se encaixe no formato acústico. Com isso, a banda está conquistando o seu espaço no cenário musical, agradando aos gostos até das pessoas acima de 40 anos de idade, que curtem o saudosismo das épocas passadas e atingindo a consolidação de seu sucesso. Hoje, a Nightlife já é reconhecida por apresentar um repertório variado que abrange os desejos de varias gerações em ouvir boa música, tanto as mais recentes como as antigas. A banda traz músicas das décadas de 60 até a atualidade, sempre com cover de canções conhecidas.

A necessidade de compor veio depois da mudança de formato, que deixou de ser somente acústico e passou a ser também elétrico. Há pouco mais de um ano, a banda vem mostrando ao seu público shows maiores e mais empolgantes, que foram criados após um declínio nas apresentações em barzinhos.

A mudança está acontecendo de forma gradativa. Agora, o público vai conferir as novas possibilidades de shows, que poderão ser elétricos, acústicos ou autorais. A expectativa é de que, até o próximo mês de junho, o primeiro álbum do grupo esteja à venda nos shows e nas melhores casas de disco de todo o País.

Divulgação
Devido ao primeiro disco da Nightlife ser alternativo, os músicos da banda já planejam divulgá-lo gratuitamente pela internet. Um videoclipe de uma das novas músicas do CD já está disponível no site You Tube. A canção chama-se "The Passion". Desde que foi postado até agora, o vídeo, que foi gravado no Teatro Patativa do Assaré, no Sesc de Juazeiro do Norte, já teve mais de 1.600 acessos.

A banda Nightlife é composta pelos músicos e amigos Marquim, responsável pelos vocais, violão e guitarra, Emerson Guimarães, também na guitarra, Antonio Queiroz, no contrabaixo, Diego Sousa, nos teclados, e Herculano Fagundes, na bateria.

No momento, a maior dificuldade do grupo é a disposição de recursos para fazer a prensagem e o show de lançamento do primeiro disco. Em um mercado publicitário voltado para o ritmo do forró, os trabalhos alternativos ficam às margens. As bandas que fogem a esse padrão musical buscam, constantemente, saídas para a divulgação.

Segundo os músicos, o mercado não cria possibilidades para que eles sobrevivam da música. Por isso, grande parte das bandas alternativas acaba tendo de arcar com os custos de investimentos em instrumentos, pessoal, equipamentos e até de gravações, como é o caso da Nightlife. "O que a gente ganha na noite não dá para investir na banda. Os gastos são altos, e o que a gente recebe por shows é insuficiente para isso. Então, precisamos correr atrás de patrocínios sempre para colocar nossos trabalhos no mercado. Não temos condições de arcar com isso sozinhos", revela o contrabaixista Antônio Queiroz.

Logo nos dois primeiros anos, quando a Nigthlife tinha apenas quatro componentes, a banda atingiu o auge do sucesso, sendo a única a tocar rock da região. Entrou no cenário da música caririense e abriu espaço para outras bandas. Entretanto, as mudanças na conjuntura do grupo e a falta de investimentos fizeram com que os músicos optassem por encerrar as atividades, ainda no ano de 2007. A Nigthlife chegou até a fazer um show de encerramento, mas, no momento da apresentação, a resposta do público foi tão positiva que eles continuaram a realizar os shows.

Atualmente, todos os cinco componentes estão dedicados ao que eles chamam de ilustração de todos os esforços, o processo de finalização do álbum autoral. Ao todo, o CD terá dez músicas baseadas nas influências da banda.

Mais informações
Sertão Pop Produções e Publicidades
Telefones: (88) 3521-5398 / (88) 9931-4503

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis