Barbalha (CE): Penitentes fazem procissão do Fogaréu

Grupos de penitentes da Região do Cariri saíram na noite da quinta-feira (5) pelas ruas do município de Barbalha na procissão do Fogaréu. O momento faz parte da tradição religiosa durante a Semana Santa na região e reúne homens vestidos com capuzes e batas vermelhas e pretas, cantando benditos e levando luminárias e cruzes em meio a prédios dos séculos 18 e 19.

Um dos maiores grupos de penitentes veio do município de Várzea Alegre. Seu Antônio Vieira está à frente desses fiéis há 50 anos. “É uma tradição que tenho do meu pai”, conta. No grupo de Cabeceiras, de Barbalha, mulheres e jovens estão entre os penitentes. No período da Páscoa, é comum no interior cearense penitentes saírem à noite com roupas especiais para pedir o jejum da Semana Santa.

Ludgério da Paixão é o decurião, como é chamado o líder da tradição, de um dos grupos mais antigos de Barbalha. “Não faço nada por boniteza, eu faço por minha devoção de sacrificar meu corpo para ver se eu encontro uma 'partizinha' lá em cima quando eu for para o outro mundo”, afirma o homem que é penitente desde criança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis