Plantão Infotech: Mozilla caminha contra as extensões com Firefox 8

A tendência do mercado de navegadores é clara: acabar, eventualmente, com a necessidade de plug-ins e extensões. Apesar de esses pequenos programas agregarem valor aos produtos, como permitir que o Flash, da Adobe, rode em sua máquina ou mesmo criar uma integração com outros serviços, eles são responsáveis por tornar tudo mais lento – sobrecarregando e drenando recursos do sistema. 

A Fundação Mozilla, por exemplo, acaba de lançar o Firefox 8 com uma surpresa para os desenvolvedores de plug-ins. A partir de agora, todos os complementos instalados por terceiros no navegador virão, por padrão, desativados, cabendo ao usuário decidir se eles são dignos ou não se sua atenção.

“Essas extensões são responsáveis por diversos problemas, como encher a interface do programa com barras e funcionalidades desnecessárias, atrapalhar atualizações de segurança e até mesmo tirar o controle dos plug-ins das mãos do usuário”, afirmou Justin Scott, programador da fundação.

A administração dos complementos agora é feita através de uma tela simples e intuitiva. Se o usuário quiser ligar, ou desligar, alguma coisa, basta clicar em um link. Tudo que for instalado por terceiros, sem permissão do proprietário da máquina, será ignorado pelo Firefox.

A Mozilla não é a primeira a tomar esse tipo de decisão. A Microsoft e a Apple também estão evitando os plug-ins, o que coloca a linguagem de programação HTML5 em uma ótima posição, uma vez que o usuário não precisará de nada instalado em seu computador para rodar vídeos, animações e até jogos criados com o padrão.

Clique AQUI para baixar o Firefox 8.

Fonte: +Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis