5 coisas que você não deve colocar no currículo

Seu curriculum é a sua maior ferramenta na busca por emprego, por isso, há algumas informações que simplesmente nunca devem aparecer nele.

Aqui estão cinco coisas que é melhor não aparecer em seu curriculum:

1 — Imagens e gráficos
Uma foto pode ser útil na procura por emprego, mas, uma pesquisa mostra que uma foto também pode desqualificá-lo, dependendo do seu sexo e quão boa é sua aparência.

Um estudo recente feito em Israel, onde as fotos são aceitáveis em currículos, mostrou que quando uma foto é incluída no currículo, os homens atraentes tiveram 50% mais chances de conseguir a entrevista que os homens simples ou homens sem foto, enquanto as mulheres atraentes tiveram 30% de chances a menos de conseguir a entrevista que as mulheres simples ou mulheres sem foto.

Mesmo se você acha que poderia ajudar, fotos em um currículo simplesmente não são recomendadas. Em vez disso, coloque uma foto profissional e amigável no seu perfil do LinkedIn, onde uma foto é realmente necessária.

Gráficos extravagantes também não se encaixam em um currículo.

Elaborar um currículo com uma imagem de uma floresta como plano de fundo da página, por exemplo, não só torna o documento impossível de ler como provavelmente irreconhecível por um “Sistema de Acompanhamento de Candidatos”. Como a foto não tem absolutamente nenhuma relação com o emprego em vista, o currículo será descartado indubitavelmente.

2 — Experiência em empregos anteriores 
Há candidatos que apontam um emprego que tiveram há 25 anos como sua qualificação para um trabalho similar atualmente. Infelizmente, esses 25 anos nos trouxe uma revolução digital com a internet, computadores pessoais e celulares, e os trabalhos de hoje não são como eram então.

O mundo dos negócios se preocupa com o que as pessoas sabem fazer neste exato minuto. Uma experiência de mais de 20 anos atrás perdeu sua relevância para o trabalho de hoje, a menos que, caso contrário, você tenha uma boa razão.

Este é um mundo novo e a antiga experiência não é “a melhor arma que você tem nas mãos”. No mundo atual você tem que “mostrar as cartas que você tem na manda”.

Há exceções para isso? Claro, se você tivesse sido a “Miss America 1985? ou tivesse fundado uma empresa com um nome familiar, você poderia optar por incluir estas experiências para ajudar a contar a história de sua vida e despertar o interesse dos que irão analisar seu currículo.

Mas, apenas experiências mais recentes vão ajudá-lo a mostrar que você tem potencial para o emprego em vista.

3 — Histórico salarial 
Seu currículo é um documento de marketing e não há lugar nele para seu histórico salarial.

Se for solicitado que você forneça informações sobre remuneração, então você pode dar uma idéia do seu nível salarial para que saibam. Mas, nunca é apropriado informar os salários em seu currículo.

4 — Detalhes pessoais irrelevantes 
Há momentos em que a inclusão de algumas informações pessoais pode tornar seu currículo mais real e atraente para o empregador, mas, os detalhes precisam ter alguma relação com o emprego em vista.

Por exemplo, se você está procurando um trabalho em uma empresa de alimentos, poderia ser uma boa ideia incluir que você ganhou o “concurso de melhor cozinheiro” três anos consecutivos, mas, se você está procurando atuar como um engenheiro de software, não faz sentido incluir este detalhe em seu currículo.

5 — Referências 
Suas referências são valiosas. Trate-as com muito respeito e mantenha suas informações de contato confidenciais.

As referências não pertencem a um currículo. Em vez disso, crie um documento separado com o e-mail e o telefone de contato, e somente mostre o documento se for requerido.

Se você quer que os responsáveis pela contratação saibam que você tem um alto nível de referências, adicione-os ao seu perfil do LinkedIn ou anote em sua carta de apresentação o nome ou a posição da pessoa que você estará dando como referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis