Crato (CE) - Prefeitura conserta relógio histórico, parado há 17 anos

Um dos mais antigos relojoeiros do Nordeste ainda em atividade foi contratado pela Prefeitura de Crato, no Ceará, para consertar o relógio da coluna da hora, na praça Cristo Rei, no centro da cidade. O relógio está parado há 17 anos e foi instalado sobre uma coluna de 30 metros na década de 1940.

"O relógio chegou aqui muito desgastado, com as engrenagens deterioradas. E a gente começa o conserto nos menores detalhes", explica Geraldo Freire, relojoeiro profissional há 48 anos. O reparo já dura mais de três meses e o relógio deve ser instalado na coluna na próxima semana, de acordo com Freire. A prefeitura da cidade considera a coluna da hora um patrimônio histórico.

Freire já fez conserto também de relógios históricos em outras cidades da Região do Cariri, no Sul do Ceará. Entre as peças já reparadas por ele, está o relógio da Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, construído sob orientação do próprio padre.

"Seu Geraldo tem uma grande importância para a história de Juazeiro. Ele é um dos primeiros relojoeiros do Nordeste, segundo relatos históricos, e ele dá continuidade a uma história iniciada por Padre Cícero", avalia o historiador Antônio Queiroz, que estuda a história da região do Cariri.

Fonte: G1
Pro Teste - Filmadora  Gratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis