Crato (CE): Advogado lança livro sobre a sua luta contra o câncer

Chegar ao médico para saber sobre sua enfermidade e ouvir o veredicto: “Você tem apenas três meses de vida!”. Uma situação impactante que serviu como força motriz para transformação na vida do professor universitário em Direito Jorge Emicles. “Decidi que aquela não era a verdade, que devia ter esperança”, afirma. Como instrumento de superação, Emicles encontrou na literatura o melhor caminho. O resultado disso foi o livro “Conversas com a morte”, redigido ao longo do processo da doença e lançado no dia 14, no Senac Crato, dentro da programação de Literatura da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Em 334 páginas, o autor usa a experiência pessoal de quase dois anos entre a descoberta, tratamento e cura de um linfoma através de transplante, como base para uma trama ficcional que retrata o processo de combate ao câncer. “Não é exatamente a minha história, mas a de muitos, de outros pacientes que encontrei nesse processo. Quis escrever algo com o que as pessoas pudessem identificar-se”, comenta.

Leitor ávido, o docente inspirou-se em um dos maiores nomes da literatura mundial, o escritor português José Saramago, para trilhar o seu diálogo particular com a morte. “Acredito que as maiores verdades da humanidade foram ditas através de romances. Para mim, quem explica o mundo são romancistas como Cervantes, Zola, Victor Hugo e o mais genial escritor que li, Saramago. É fundamental essa influência na minha formação literária”, declara.

Pleno de carga psicológica/emotiva no combate a uma doença, o texto ainda aborda questões pertinentes à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). O final é feliz, antecipa, assim como a sua própria história, com mais caráter de recomeço. “É fundamental termos certeza de que há uma razão para cada coisa. Digo que havia essa necessidade de dar um sentido a tudo isso, como um processo de autoconhecimento. Na verdade, o primeiro destinatário desse livro, sem dúvida, sou eu mesmo. Hoje, mais do que nunca, sinto como é prazeroso brincar com uma criança, estar com meus filhos. Valeu muito essa determinação, de não entregar-se e lutar sempre”, avalia. O livro “Conversas com a morte” pode ser adquirido no site da editora Chiado (chiadoeditora.com).

A programação de Literatura da 17ª Mostra Sesc Cariri de Cultura segue até dia 17, nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Esta edição também contempla ações nas escolas, as próximas na Escola João Alencar Figueiredo, no dia 16.

Por: Cristiane Pimentel

Fonte: Mostra Sesc Cariri de Culturas

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis