Barbalha (CE): Hospital São Vicente ganha novo centro de radioterapia

Um novo centro de radioterapia passará a funcionar no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, a partir de agosto de 2016. A construção do espaço físico, de acordo com o diretor do hospital, Ernani Freitas, será iniciada em breve, e deve receber um aparelho destinado ao tratamento do câncer por meio da radioterapia.

Ernani conta que participou de uma reunião, em Brasília, sobre o Plano de Expansão de Aceleradores Lineares para as unidades de oncologia, que é o serviço que faz o tratamento de radioterapia. De acordo com ele, o Governo Federal está disponibilizando 80 aparelhos para todo o Brasil e um deles vem para Barbalha.

O São Vicente já dispõe de um equipamento, que atende cerca de 35 pacientes por mês e, agora, vai ser contemplado com outro mais moderno, com capacidade de atingir mais facilmente os órgãos afetados. “Ele tem mais precisão em alcançar os tumores”, revela Ernani. A grande preocupação, segundo o diretor, é com o custeio, que é alto. “Vamos começar outra luta para que o Governo assuma essa despesa e o tratamento seja realizado”.

Com relação aos outros atendimentos, Ernani explica que somente com a duplicação da estrutura atual do Hospital, a demanda da região poderá continuar sendo bem atendida, pois a estrutura do hospital já não suporta a quantidade de atendimentos. “Temos um Plano Diretor que, para ser posto em prática, tem um custo de cerca de R$ 30 milhões”. Ele ressalta que somente a união de todas as forças pode conseguir resolver essa questão, mas destaca que sente empenho da classe política cearense em contribuir com esse plano de expansão. “Aguardamos a visita prometida pelas autoridades para decidirmos as demandas mais emergências”, adiantando ser justamente a parte da cirurgia oncológica e quimioterapia.

Fonte: Jornal do Cariri

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis