Marcelo Mota vence eleição da OAB-CE

O advogado Marcelo Mota, da chapa Todos Pela Ordem, foi eleito, no início da noite dessa sexta-feira (20), o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), com 5.600 votos, o que representa 45,61% do total de votos válidos. Ele deverá permanecer à frente da entidade no triênio 2016/2018.

Após a vitória, consolidada por volta das 19h, o recém-eleito agradeceu aos conveniados pela confiança na gestão da entidade. "Quero agradecer aos advogados que me deram uma votação expressiva e a missão honrosa de ser presidente dos mais de 33 mil colegas. Tenho muita esperança, me preparei e estou absolutamente consciente do dever que tenho na advocacia, mas tenho fé em Deus, na minha Diretoria e no novo Conselho, que teremos uma gestão de muito êxito na história da OAB do Estado do Ceará", exclamou o advogado Marcelo Mota.

Ele colocou quais serão as suas prioridades. "O desafio será enorme, nós teremos a conclusão da nossa nova sede, faremos um trabalho de maior aproximação com a advocacia do Interior. Colocaremos nossa Escola Superior de Advocacia em cada uma das 15 subseccionais, além do Centro de Defesa e Apoio, que também estará presente no Interior do Estado", afirmou Mota.

Graduado em Direito aos 21 anos, Marcelo Mota acumula mais de 20 anos de atuação na advocacia cearense. Já fez parte da Comissão de Acesso à Justiça e foi conselheiro Seccional. Foi o único tesoureiro da Ordem, nos últimos 15 anos, a ter as contas aprovadas pelo Conselho Federal sem ressalvas.

Eleita vice-presidente da Ordem, a advogada Roberta Vasques tornou-se a primeira mulher na história da secção a ocupar tal cargo e afirma que a conquista será utilizada como ferramenta para aumentar a participação feminina na direção da entidade. "Eu me sinto honrada em representar as mulheres advogadas. Pela primeira vez na história da ordem, nos seus 82 anos de existência, uma mulher assume esse cargo. Já faço parte da gestão e verificava, como única diretora mulher, que apesar de sermos quase metade das inscritas, a participação feminina na política institucional ainda é muito tímida. Como vice-presidente, eu não tenho dúvidas que nó vamos conseguir fomentar cada vez mais a participação das mulheres advogadas, que hoje têm vez e voz", ressalta.

A eleição escolheu ainda os novos representantes titulares do Conselho Federal da OAB, entre eles o atual presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, o atual vice-presidente da Ordem, Ricardo Bacelar, e o advogado Caio César Vieira Rocha. A intenção é indicar o nome de Valdetário Monteiro a uma vaga na diretoria nacional da Ordem, posto que não é ocupado por nenhum cearense há 20 anos.

Cargos
A chapa vencedora completa-se com Christiane do Vale Leitão como secretária-geral, Fábio Robson Timbó Silveira, como secretário-geral adjunto, e Gladson Wesley Mota Pereira para o cargo de tesoureiro.

Já para a Caixa de Assistência dos Advogados (Caace) foi escolhido como presidente José Erinaldo Dantas Filho; como vice-presidente, Waldir Xavier de Lima Filho; secretário-geral, Dejarino Costa dos Santos Filho; secretário-geral adjunto, Mário David Meyer de Albuquerque e como tesoureiro, Fernando André Martins.

O segundo colocado mas eleições, o advogado Edson Santana, foi escolhido por 3.232 eleitores (26,33%), enquanto Júlio Ponte obteve a preferência de 2.424 pessoas (19,74%). Participaram ainda do processo os candidatos Guilherme Rodrigues, que recebeu 539 votos, e Colares Filho, com 93 votos. Brancos foram 160 e nulos, 229.

O pleito ocorreu durante todo o dia de ontem, no Centro de Eventos do Ceará. A eleição estendeu-se até pouco mais das 16h, após todos os que ainda se encontraram na fila conseguirem acessar as cabinas de votação. Um total de 16.859 advogados estava apto a participar do processo deste ano, que contou com a participação de quase 13 mil eleitores.

No Interior do Estado, além da presidência da seccional cearense, foram eleitos ainda os presidentes das 15 subseccionais.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis