Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará em agosto de 2016

Um alento para o Ceará. As águas da transposição do Rio São Francisco chegam a Jati, na região do Cariri, em agosto de 2016. Essa é a perspectiva do Governo Federal e anunciada pelo governador Camilo Santana, após reunião na quinta-feira (19), em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com Camilo, isso irá garantir um melhor abastecimento do Castanhão e automaticamente a distribuição dessa água em boa parte do estado, inclusive Fortaleza e Região Metropolitana. "Essa é a grande segurança para o Ceará em relação ao abastecimento de água, principalmente em 2017", comemora.

Durante o encontro, que contou com outros governadores nordestinos, Dilma voltou a garantir a conclusão da maior obra hídrica do Brasil já para o próximo ano. Segundo informação do Ministério da Integração Nacional (MI), o projeto de transposição das águas do São Francisco já alcançou 81% de execução física.

O governo federal anunciou a liberação de novos financiamentos para obras no Ceará, que serão utilizados para a instalação de dessalinizadores, a construção de adutoras de montagem rápida e a perfuração de poços nas regiões mais afetadas pela estiagem, além do reforço na Operação Carro-Pipa nas zonas urbanas, entre outros projetos.

Os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Ricardo Coutinho (Paraíba), Rui Costa (Bahia) e Ezequiel Ferreira (em exercício do Rio Grande do Norte) também participaram do encontro, assim como o secretário de Recursos Hídricos no Ceará, Francisco Teixeira, e os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Gilberto Occhi (Integração Nacional).  

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis