Crato (CE): Reunião debate o passe livre municipal para idosos e pessoas com deficiência

No dia 26 de março, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elizangela Rodrigues, se reuniu na sede da SMTDS, com representantes de cooperativas e associações de transportes alternativos que circulam no município. Também participaram da reunião, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Cleide Barbosa, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Nádia Maria Freitas do Nascimento, o Secretário Executivo dos Conselhos, Jucycler Ferreira e Maria de Lourdes Carvalho, responsável pela emissão das carteiras de passe livre.

Durante a reunião, foram expostas as leis municipais que tratam do passe livre para o idoso e para a pessoa com deficiência. A titular da pasta, Elisangela Rodrigues, falou sobre a emissão da carteira que dá acesso livre ao idoso e a pessoa com deficiência nos transportes coletivos. Ela ressaltou ainda a sensibilidade que existe por parte da Gestão Municipal com a causa e o esforço para solucionar os impasses que venham a existir, impedindo a efetivação desse direito dos usuários.

Segundo o Secretário Executivo dos conselhos, Jucycler Ferreira, “esse momento de diálogo com a categoria dos representantes de transportes alternativos serviu ainda para que fossem sanadas as dúvidas existentes sobre o Passe Livre, a porcentagem de reserva de assentos e, principalmente, como forma de sensibilização da categoria em prol dessa justa causa”, frisou.

Ao final da reunião, por solicitação dos representantes dos transportes alternativos, foi acordado que os dois conselhos debatessem o tema, ficando decidido ainda, que depois de efetivado esse momento importante, fossem marcadas reuniões com os cooperativados e associados para ser discutido o Passe Livre.

Já na última terça-feira dia 31, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; representantes da SMTDS; das secretarias municipais de Educação, Saúde e de Cultura; APAE; CEC; e APAPROMEJE se reuniram mais uma vez para discutir a questão.

Na ocasião, foi decidido pela emissão de Resolução Conjunta voltada para a orientação dos proprietários de transportes coletivos no sentido de cumprir as normas que tratam sobre a gratuidade de transporte para pessoas com deficiência e idosos, bem como, sobre a reserva de 10% dos assentos existentes nos transportes para atender a esse público.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis