Juazeiro do Norte (CE): Buraqueira gera discussão na Câmara

A quantidade de buracos na malha viária deste Município foi tema de amplo debate durante sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, nesta semana. A maioria dos parlamentares presentes à reunião cobrou o reparo imediato das vias públicas.

Alguns, inclusive, chegaram a afirmar que o problema, que já dura vários meses, tem ocasionado inúmeros transtornos à população, que se queixa do aumento do número de acidentes provocados pelas depressões, bem como dos prejuízos ocasionados aos veículos que circulam diariamente pelas áreas onde estão os buracões.

Em todos os bairros é possível localizar, com extrema facilidade, os buracos. Na periferia, onde não foram construídos sistemas de drenagem e há acúmulo de água nas pistas de rolamento em ocasiões de chuvas, o perigo de acidentes é ainda maior. Os buracos, verdadeiras crateras, ficam cobertos pelo espelho d´água impedindo, desta forma, a visibilidade de motoristas e pedestres. Em vários locais já foram registrados acidentes envolvendo veículos de passeio, de cargas, motocicletas e, até mesmo, atropelamentos.

Redes sociais
Em redes sociais, o problema já virou motivo de piada. Publicações em torno da quantidade de buracos nas vias públicas de Juazeiro do Norte são constantes. Em muitas das postagens feitas no Facebook, por exemplo, fotos do prefeito Raimundo Mâcedo ao lado de buracos gigantescos trazem os seguintes dizeres: "Visite Juazeiro do Norte, antes que ele se acabe!". Em outras publicações o gestor do Município tem a face modificada, que o torna parecido como ciborgue do filme Exterminador do Futuro, onde um raio laser, apontado por um dos seus olhos, cria buracos nas vias públicas da Cidade.

Para a maioria dos parlamentares, no entanto, o alvo das sátiras publicadas na Internet não deveria ser o gestor do Município, mas, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). "Não tem prefeito no mundo que aguente o que a Cagece vem fazendo aqui no município de Juazeiro do Norte", afirma o vereador Darlan Lobo (PMDB).

Vazamentos
Segundo ele, em diversos bairros da cidade, há vazamento nas tubulações da rede de distribuição da Cagece, ocasionando, desta forma, a criação de buracos ou, ainda, resultantes de ações de recuperação de danos pela companhia que não foram devidamente reparadas nas vias públicas de Juazeiro do Norte. "Nas proximidades do conjunto "Minha Casa, Minha Vida", onde uma avenida foi recentemente construída, já existe problema criado pela Cagece. Lá cortaram a avenida ao meio e o buraco tomou de conta. Em toda a cidade a situação está desse jeito. A Cagece precisa ser responsabilizada pela quantidade de buracos que tem aberto no nosso município", avaliou o vereador.

Outro parlamentar que também cobra explicações da Companhia em relação aos problemas citados durante a sessão da Câmara é o vereador Normando Sóracles (PSL). O parlamentar chegou a cobrar a convocação dos representantes da Cagece no Município para que explicações pudessem ser prestadas à Casa. "Tem que ser convocado o representante aqui em Juazeiro para que explique o porquê de a Companhia abrir tantos buracos e não se responsabilizar pela recuperação da malha viária. É um absurdo o que acontece aqui na nossa Cidade", afirmou.

Por meio da assessoria de comunicação do Município, a Prefeitura informou que está realizando diversas ações do tipo tapa-buraco em pontos estratégicos da Cidade e que criou uma força-tarefa específica para tentar minimizar o problema. As áreas onde as ações já estão sendo efetivadas compreendem os bairros Antônio Vieira, São José e imediações do Horto. Informou, ainda, que, após o termino das ações nestas localidades, outras regiões da Cidade também serão atendidas.

A Administração Municipal explicou, também, que, por contrato, a Cagece possui a obrigação de recuperar as vias públicas danificadas por seus serviços. Comunicou, ainda, que o prefeito Raimundo Macedo pretende discutir a situação com a Presidência da Companhia, nos próximos dias, ocasião na qual cobrará uma ação imediata em benefício do Município.

A reportagem procurou ouvir o prefeito Raimundo Macedo sobre as postagens realizadas com imagens dele em redes sociais. O celular do gestor, no entanto, estava desligado ou fora da área de cobertura.

Por meio de Nota, a Cagece informou que um processo licitatório já está tramitando com a finalidade de celebrar contrato exclusivo de recuperação asfáltica, beneficiando Juazeiro do Norte e todos os municípios atendidos pela Companhia na Unidade de Negócios da Bacia do Salgado, que tenham malha asfáltica. O contrato terá duração de três anos e irá garantir total recuperação de todos os trechos danificados.

A Companhia também esclareceu que já possui um contrato de manutenção e expansão dos sistemas que contempla a recuperação da pavimentação nas intervenções que realiza. Apesar disso, orienta que o cliente que identificar alguma falha na recuperação do pavimento devido a um serviço da Cagece procure-a para que sejam tomadas as devidas providências.

Esclarece, ainda, que, de setembro de 2014 a fevereiro de 2015, foram investidos de cerca de R$ 400 mil em recuperação asfáltica em Juazeiro do Norte. A Companhia revelou que, a partir da próxima semana, estão previstos recapeamentos, em vários pontos da cidade. Entre eles, no bairro Frei Damião (antigo Mutirão), na Rua Luciano Torres de Melo, Rua Manuel Tavares Lopes, Rua Rosa Rita, Rua Jocelino Garcia, Rua Pedro Juvenal e na Rua Cirilo Salustriano. Também serão beneficiadas a Rua José de Alencar (Romeirão) e a Rua Padre Cícero (Salesianos).

Conforme a Nota, a Companhia responde por 81.926 ligações de água em Juazeiro do Norte. Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, são 19.499 ligações de esgoto, no Município. A Companhia esclareceu que as interferências na malha viária são necessárias quando há pedidos de novas ligações e quando da manutenção, por exemplo, no conserto de vazamentos ou melhorias.

Sobre a informação que relaciona acidentes com supostas intervenções da Companhia, orientou que cada pessoa que se sentir prejudicada, deve procurá-la para dar entrada em processo que será avaliado para a tomada das providências cabíveis.

Mais informações
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Rua Delmiro Gouvêia, 2003 - Salesianos - Juazeiro do Norte
(88) 3102-1173

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis