Crato (CE): SMTDS em ação na defesa da mulher cratense

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato SMTDS, através da Proteção Social Especial, trabalha com diversas ações de combate a violência, além da garantia de direitos as mulheres vítimas de violência doméstica. O Centro de Referência da Mulher (CRM) conta com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, advogada, educadores sociais para atender e acompanhar a mulher vítima de violência. A implantação desse serviço no município foi uma grande conquista, vindo a contribuir de forma efetiva nesse trabalho.

De acordo com a diretora da Rede de Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade, Adriana Lacerda, o CRM faz todo um acompanhamento psicossocial a mulher no sentido de encorajá-las, para que  elas possam denunciar o agressor, além de entender a real situação da violência. “Muitas acham que só existe a violência física, não entendem que a violência psicológica também é uma forma de agressão e que acaba afetando ainda mais do que a física”.

Ainda segundo Adriana, a partir dessa conscientização é feito um trabalho de articulação com a Rede, onde são realizados diversos encaminhamentos. “Caso seja identificada alguma doença sexualmente transmissível, por exemplo, nós nos articulamos com a Secretaria de Saúde. São várias violências que contemplam essa mulher, por isso precisamos trabalhar em conjunto com a rede de enfrentamento e fazer esses encaminhamentos”, disse.

O CRM oferece também acompanhamento jurídico por uma advogada, pois a equipe de profissionais que atua no centro é formada apenas por mulheres, com o objetivo de tonar o ambiente mais acolhedor para que ela se sinta mais segura e confiante.

Outra ação importante está relacionada a profissionalização das mulheres vítimas de violência. Esse trabalho é feito através do Pronatec, onde são oferecidos cursos com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho.

Durante todo o ano a SMTDS realiza uma série de atividades voltadas para as mulheres, através de parcerias com o  Conselho da Mulher, e com outros órgãos que trabalhem nesse contexto. Os profissionais da rede de proteção especial sempre estão realizando palestras nas escolas, participando de capacitações e divulgando as ações no rádio, na televisão e nas redes sociais.

Até o Centro Referência da Mulher (CRM) ser inaugurado no dia 17 de março, as ações eram desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis