Nikon investe novamente nas câmeras mirrorless com a 1 J5

A Nikon continua com uma abordagem peculiar no design de câmeras sem espelho, optando por um sensor menor que a concorrência e focando na velocidade. A nova 1 J5 oferece um pouco mais de resolução (de 18,4 MP para 20,8 MP), amplia o grip lateral para melhorar a empunhadura e ganha uma tela traseira que pode ser inclinada em 180° (para, é claro, possibilitar as inevitáveis selfies).

Além da resolução extra, o sensor de 1″ inclui 105 pontos de detecção de fase (concentrados no centro do quadro) que, ao lado de outro 171 pontos de detecção de contraste, ajudam o sistema de autofoco da máquina a acompanhar objetos em movimento. Outra novidade um pouco menos previsível foi a perda do filtro anti-aliasing. Essencialmente, isso torna as imagens da máquina mais nítidas em troca da aparição do efeito moiré em cenas que contenham pequenos detalhes repetidos (as linhas de um tecido, por exemplo).

O processador de imagem também ganhou um upgrade, passando a ser denominado de Expeed 5A. Ele abre caminho para a gravação de vídeo em 4K, mas apenas a 15 FPS e em clipes limitados a 10 minutos. Esses dois últimos pontos são um tanto irônicos considerando a reputação de rapidez das câmeras anteriores da série 1. Desde a 1 V1, fotógrafos criativos têm usado essas máquinas para criar vídeos 4K a partir de fotos (a 1 V1 era capaz de tirar fotos em RAW a 30 FPS).

Considerando que até smartphones e filmadoras de ação já capturam vídeo 4K a 30 FPS, parece incongruente que a 1 J5 se limite a uma taxa de quadros baixa. É provável que a Nikon tenha optado por manter um bitrate alto para essas vídeos, o que reduziu a taxa de quadros. De qualquer maneira, a 1 J5 continua capaz de capturar fotos a 20 FPS com autofoco contínuo, o que é muito impressionante para uma máquina compacta.

Por fora, as maiores mudanças são o grip e a adição de mais uma roda de controle. Os modos de exposição PASM também se tornaram masi acessíveis, o que deve agradar consumidores mais experientes. O preço inicial da 1 J5 será 499 dólares em um kit com uma lente 10-30 mm (equivalente a 27-81 mm em formato Full Frame).

Fonte: Nikon

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis