10 mil árvores deverão ser plantadas em todo o Estado ainda em 2015

Cerca de 10 mil árvores deverão ser plantadas em todo o Estado ainda em 2015. Até o fim da gestão de Camilo Santana, esse número deverá ser duplicado ano após ano. O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, ao presidir, ontem, a abertura oficial da Festa Anual das Árvores no Parque do Cocó. O evento tem como tema central "A Mata Ciliar" e é coordenado pela Sema em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Segundo Artur Bruno, a escolha do tema "A Mata Ciliar" para os festejos do evento neste ano se dá pela necessidade de difundir uma maior consciência pela vegetação do entorno dos recursos naturais, especialmente os rios, que cada vez mais acumulam menos água em vista do assoreamento e das agressões ambientais. Ele explicou que se trata de um fenômeno que acontece em todo o País e, particularmente no Ceará, afetando as populações que sofrem com os efeitos de secas anos sucessivos.

Escolas
Ele informou sobre a criação do Programa Eco Cidadão, a ser implantado nas escolas públicas, a fim de formar uma mentalidade de preservação e conservação ambiental em todo o Estado.

Foram doadas para os visitantes e participantes da festa espécimes de flamboyant, catingueira, ipê roxo, araticum, angico preto, cumaru e cajueiro. A programação contou com apresentação do Grupo de Teatro Nova Atitude, estandes com distribuição material educativo, além de trilhas na mata ciliar, mesoterapia, Tai Chi Chuan, aeróbica, alongamento e dança de salão.

A programação do evento começou no último dia 22 de março, em Pacoti, no Maciço do Baturité, com cortejo de banda de música e alunos por ruas da Cidade. O evento se estende até o próximo dia 9 de abril. Neste ano, 37 municípios cearenses e três Unidades de Conservação Estaduais participam do evento.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis