Crato (CE): Chuvas causam estragos e inúmeros prejuízos

As chuvas caídas durante toda a madrugada de ontem voltaram a ocasionar prejuízos em diversos bairros deste município. Populares que residem nas proximidades do canal do Rio Granjeiro tiveram suas casas invadidas pelas águas do canal que, novamente, não suportou o volume de água ocasionado pelos 162 milímetros de precipitações registradas no município.

As ruas do Centro da cidade ficaram cobertas por uma grossa camada de lama e grande parte dos comerciantes que atuam no Mercado Central contabilizaram prejuízos devido à perda de produtos que acabaram sendo levados pela correnteza.

Pela manhã, cerca de 50 funcionários, ligados à Secretaria de Serviços Públicos, foram deslocados às áreas atingidas para o início da operação de limpeza. Maquinas pesadas e veículos do tipo caçamba também foram direcionados para apoiar o trabalho de limpeza e desobstrução das vias públicas.

Durante grande parte do dia houve falta de abastecimento de água em algumas regiões próximas ao Centro da cidade. Por conta da força das águas, canos da rede de distribuição acabaram estourados, impedindo que o abastecimento acontecesse de forma normal. Funcionários da Sociedade Anônima de Água e Esgoto de Crato (Saaec) passaram a maior parte da manhã de ontem tentando solucionar os problemas gerados pela falta de abastecimento.

"Aqui tá tudo sujo e eu não tenho condição de limpar minha casa por que está faltando água. Perdi várias peças de roupas das minhas clientes. Vou ficar no prejuízo e nem sei quando é que vou conseguir colocar minha casa em ordem", queixou-se a costureira Goreth Gonçalves, que há dois anos reside na Avenida José Alves de Figueiredo, localizada às margens do canal.

Restaurador de móveis, Francisco Alexandre Sales passou parte da manhã de ontem retirando do interior de sua oficina materiais que ficaram completamente encharcados com a água que invadiu o local. "Já é a segunda vez que acontece. Se chover aqui é perdido. Vai tudo embora mesmo. Ainda bem que o prejuízo é pouco. Desta vez não perdi muita coisa", comentou.

Trânsito
Na maioria das ruas e avenidas do centro comercial da cidade o trânsito ficou lento ou não houve condição temporária para trafegabilidade. Diversas estradas vicinais também apresentaram condições desfavoráveis para o tráfego de veículos, sobretudo os de pequeno porte.

"Assim que houve condição de iniciarmos as primeiras verificações em torno dos prejuízos ocasionados pela chuva começamos a mapear, em conjunto com as secretarias de Serviços Públicos e de Obras, as áreas mais atingidas e, logo nas primeiras horas do dia, demos início ao trabalho de limpeza, desobstrução e recuperação dos pontos atingidos", informou o secretário municipal de Cidade, José Muniz.

Segundo ele, devido ao volume das chuvas que caíram por quase cinco horas ininterruptas, era esperado um volume de estragos muito maior do que o encontrado. "As águas do canal transbordaram fazendo com que as regiões mais próximas ao canal ficassem alagadas. Por volta das duas horas da manhã, no entanto, já havia como nos deslocarmos por pontos do Centro da cidade. Embora tenha ficado muita lama e muita sujeira, além de problemas relacionados à quebra de canos e buracos que foram abertos pela força das águas, não há registro de desabamentos ou de pessoas desabrigadas por conta das chuvas. Particularmente, acreditava que os problemas seriam muito maiores do que os que encontramos durante o trabalho de mapeamento. Apenas um pequeno trecho do canal, próximo ao Mercado Central, não aguentou e acabou cedendo", disse.

Conforme José Muniz, o município está buscando recursos junto ao Governo Federal para dar início à construção de um projeto de macro e micro drenagem da cidade. O secretário explicou que, somente na elaboração do projeto, serão gastos cerca de R$ 1 milhão.

"Esse valor refere-se, apenas, a elaboração do projeto. A construção da rede de Macro e Micro Drenagem da cidade de Crato deverá ficar orçada em torno de R$ 100 milhões. O projeto é de extrema importância para que tenhamos um fim não só nos problemas verificados no canal do Rio Granjeiro, bem como em todas as áreas criticas da cidade", concluiu.

Outros municípios
Além de Crato, outros municípios da região do Cariri também registraram chuvas acima dos 100 milímetros. Em Barbalha a chuva de cerca de 159 milímetros também ocasionou estragos. Um trecho da Rodovia Leão Sampaio, que liga o município a Juazeiro do Norte, cedeu fazendo com que um buraco de grande proporção surgisse no local. Na perimetral, ruas ficaram alagadas e em algumas residências foi registrado acúmulo de lama e lixo na manhã de ontem. De madrugada, as águas invadiram os corredores do Hospital São Vicente fazendo com que os funcionários da unidade tivessem muito trabalho para limpar a sujeira que ali ficou depositada. Os bairros Cirolândia e Nossa Senhora de Fátima também foram atingidos pela força das águas pluviais. Ruas ficaram alagadas e residências acabaram sendo invadidas pela correnteza.

Já em Juazeiro do Norte, moradores do bairro São José precisaram ter paciência para poder sair de casa na manhã de ontem. Quase todas as ruas do bairros estavam tomadas por lama e sujeira. Em muitas delas, inclusive, crateras se formaram por conta da forte enxurrada verificada na localidade. O bairro Lagoa Seca voltou a registrar pontos de alagamentos e na Avenida Castelo Branco, na altura do bairro Novo Juazeiro, uma lagoa se formou de fronte à Igreja do Menino Jesus de Praga, dificultando o trafego de veículos.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que uma força-tarefa foi criada para identificar os pontos de maior urgência e que a limpeza de ruas e avenidas foi iniciada nas primeiras horas do dia de ontem.

Choveu em todas as regiões do Ceará nas últimas 24 horas, no período compreendido entre as 7 horas de quarta-feira (22) até 7 horas de ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, foram registradas precipitações em 124 municípios, conforme atualização no site da Fundação realizada às 12h20. As maiores precipitações aconteceram na região do Cariri. Além dos 162 milímetros do Crato, Barbalha registrou 159 mm; Missão velha, 133 mm e Juazeiro, 106 mm.

Para hoje, a previsão é de que teremos, "nebulosidade variável ao longo do dia, com chuvas isoladas em algumas áreas de todas as regiões do Ceará". Para este sábado, teremos "chuvas isoladas no centro-norte do Estado. Céu parcialmente nublado no restante do Ceará".

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis