Farias Brito (CE): Pontal do Padre Cícero atrai devotos

A devoção ao Padre Cícero Romão Batista é crescente e as homenagens ao santo popular do Nordeste não se restringem a Juazeiro do Norte. A cada dia 20, uma missa é celebrada no Pontal da Serra do Quincuncá, neste município, na região do Cariri. Católicos se reúnem para pagar promessas, renovar preces e relembrar uma das profecias do "Padim", de que o lugar seria um dos pontos de salvação, quando ocorrer uma vasta inundação do sertão do Estado do Ceará.

O Pontal do Padre Cícero, como passou a ser conhecido o local, é um mirante na Serra do Quincuncá, distante apenas 4 Km do centro urbano. O lugar é lindo. A vista do Vale do Cariri é encantadora. A partir da chegada do padre Adalmiran Vasconcelos à paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição a participação dos católicos nas celebrações litúrgicas cresceu significativamente. Não tardou para que o sacerdote percebesse a importância das peregrinações quase que diária à serra.

Desde 2013, missas passaram a ser celebradas com regularidade no dia 20 de cada mês, em homenagem ao Padre Cícero. Ele morreu no dia 20 de julho de 1934. "Esse é um lugar místico, lindo por natureza, uma vista belíssima do vale do Cariri", frisou o pároco Adalmiran Vasconcelos. "A presença de devotos vem desde o século passado, quando Padre Cícero anunciou a profecia de que quando a pedra da Batateira rolasse o sertão seria inundado e aqui e no Horto seriam ponto de chegada de navios, portos".

As visões e recomendações de Padre Cícero têm força na religiosidade popular. "Aqui só tinha o pé de Juazeiro e uma casa de taipa", contou o agricultor aposentado, Valdimiro Gonçalves Muniz, que veio de Barbalha com a mulher e filhos morar na Serra do Quincuncá. "Gostei do lugar e ouvi o conselho do meu Padim". Aposentados, os dois vendem bombons nos dias de missa. Na tarde desta segunda-feira, dia 20, mais uma missa foi celebrada, a partir das 17 horas. Cerca de 500 fiéis participaram. A maioria era oriunda da cidade de Farias Brito, mas vieram católicos de Crato e de outras cidades da região. "Para um começo de semana foi uma boa participação", disse a dona de casa, Maria Alves da Silva, que veio pagar promessa por uma graça alcançada. "Estava com problema de saúde e fiquei boa".

Crescimento
A vila cresceu, dezenas de casas surgiram e, no entorno da Serra, há outros lugarejos. "A nossa expectativa é que a participação dos devotos nesse lugar vai crescer ainda mais", disse o padre Adalmiran. "A devoção a Padre Cícero é forte e a profecia dele está se realizando".

Na última homilia, o sacerdote lembrou a importância de se deixar de lado a preocupação com bens materiais e reforçou os ensinamentos de Jesus Cristo. "Não se preocupem com coisas pequenas, picuinhas, tenham fé, esperança, acreditem no Salvador, e vão encontrar a felicidade", reforçou.

O padre é motivador e mobiliza a comunidade local. Em parceria com a Prefeitura, está realizando projetos sociais no Pontal do Padre Cícero para crianças e adolescentes. Inquieto e trabalhador, ele já pensa em instalar um farol. "A profecia diz que aqui será um porto e todo porto tem um farol, que aqui vai iluminar o caminho, a fé da nossa gente", conta.

As irmãs Mirtes e Mirna Matos vieram da cidade de Crato para participarem da missa em homenagem a Padre Cícero. "Aqui é muito bonito, a missa é envolvente, um clima agradável e queremos voltar outras vezes", contou Mirtes. A aposentada Maria Alexandre, 90, moradora de Farias Brito também está presente a cada celebração. "Vou seguir até quando Deus quiser, não vou faltar um dia". Do sítio Garajau, Antonia Lima Zulmira, veio a pé pagar promessa. "Vim agradecer a Deus e a Padre Cícero".

Da Serra do Quincuncá tem-se uma linda visão do Vale do Cariri, verde, e de cursos de água do Rio Cariús, que nesta época do ano, no período chuvoso, torna-se mais encantador. No pontal, em 1977, foi instalada uma estátua do Padre Cícero, próximo a um pé de Juazeiro. Mas antes, devotos já subiam a serra para pagar promessas.

Há dois anos, foram investidos cerca de R$ 4 milhões em obra de infraestrutura, de recursos oriundos do Ministério do Turismo, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A obra do complexo turístico passou a ser denominada Pontal do Padre Cícero. É um mirante com escadarias, banheiros, lojinhas e lanchonete.

Melhorias
O prefeito Vandevelder Francelino obteve recursos e está substituindo casas de taipa por alvenaria em bom acabamento, com dois quartos e banheiro. A obra de abastecimento de água está em conclusão. "O projeto do Complexo Turístico está avançando", frisou. "O acesso terá todo o trecho em pavimentação". A ideia é transformar o espaço em atrativo religioso e de contemplação da natureza.

Mais informações
Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Fone: (88) 3544-1286

Prefeitura de Farias Brito
Fone: (88) 3544-1223

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis