Caririaçu (CE): Investigação deve apontar origem dos medicamentos

A descoberta de grande quantidade de medicamentos vencidos enterrados nas imediações do lixão deste município deve resultar na abertura de um processo de investigação interna pela Secretaria de Saúde de Caririaçu. Um laudo técnico elaborado pelo setor de Vigilância Sanitária do Município será encaminhado no início da próxima semana para o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com cópias para a Superintendência da Polícia Federal em Juazeiro do Norte (PF), responsável pelas investigações que objetivam conhecer a origem dos medicamentos e, posteriormente, os motivos pelos quais os mesmos não foram distribuídos junto à população carente e o porquê de terem sido enterrados.

O documento elaborado pela Vigilância Sanitária deverá apontar os números dos lotes dos mais de 200 tipos de medicamentos descobertos, facilitando, desta maneira, o conhecimento dos laboratórios produtores e, consequentemente, facilitando as investigações em relação ao processo de aquisição dos produtos. Todos os medicamentos encontrados apresentavam data de validade referente aos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Conforme a Secretaria de Saúde de Caririaçu, estima-se que a quantidade de fármacos encontrados esteja próxima a uma tonelada.

O carregamento foi encontrado no último sábado (18), por uma equipe de trabalhadores responsável pela realização de obras na entrada da cidade. Os produtos foram localizados após um equipamento fazer um corte em uma barreira para retirada de terra. Ao se deparar com os remédios, o operador do veículo acionou o prefeito de Caririaçu, João Marcos, que entrou em contato com a Polícia Federal de Juazeiro do Norte. Uma equipe da PF foi deslocada para a região a fim de avaliar o caso e a quantidade de material encontrado.

"A descoberta dessa quantidade de medicamento enterrado em Caririaçu pegou todos de surpresa. Remédios com datas de vencimento dos anos de 2008 a 2011, de diversos tipos, que poderiam ter sido utilizados no tratamento de pacientes aqui do nosso município. Foi determinada uma apuração aprofundada pelo setor de saúde do município e total colaboração junto à Polícia Federal para que, caso comprovada irregularidade, haja punição dos envolvidos. Também estamos encaminhando um pedido para que o Ministério Público do Ceará participe das investigações e enviaremos, até a próxima segunda-feira (27), uma solicitação para a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, onde apontamos a necessidade da abertura de inquérito pela Polícia Civil", informou o prefeito de Caririaçu, João Marcos.

Segundo ele, durante toda a semana, técnicos de diversos departamentos do setor da saúde do município estiveram reunidos para debater quais as ações que serão desenvolvidas para auxiliar nas investigações. "Estamos aguardando o relatório da Vigilância Sanitária. Como trata-se, também, de um crime ambiental, um trabalho interno está sendo realizado e, após a conclusão dos levantamentos técnicos, remeteremos os documentos aos órgãos de investigação solicitando as providencias".

O coordenador do setor de Vigilância Sanitária do Município, Jose Ailton da Cruz Neves, observou que ainda não há comprovação de que os medicamentos pertençam a Caririaçu. No entanto, o relatório, quando concluído, deverá apresentar dados para garantir que a origem dos fármacos seja conhecida.

"O documento apresentará todas as informações em torno da quantidade de medicamento retirada do local, bem como número de lotes e nome de fabricantes. Esses dados, na nossa visão, favorecerão as investigações e garantirão as condições necessárias para sabermos se estes remédios foram adquiridos pelo município, quando isso aconteceu e de que programas fariam parte", informou.

Crime ambiental
Conforme José Ailton há, ainda, preocupação da Prefeitura em relação aos crimes ambientais praticados contra o município. "Não há dúvidas de que um crime ambiental foi praticado. Por este motivo, também, é que vamos encaminhar uma cópia do relatório ao Ministério Público solicitando a participação do órgão nas investigações".

A secretária de Saúde de Caririaçu, Giancarla Queiroz, ressaltou também ter solicitado que a Vigilância Sanitária estabeleça no relatório informações sobre a forma de como é feito o trabalho de coleta de seringas e agulhas nas unidades de saúde do município. Os materiais também teriam sido encontrados em quantidade nas imediações do lixão do município.

"Todo o material hospitalar é recolhido por uma empresa especializada neste tipo de serviço e, posteriormente, levado para incineração. Nós solicitamos esse levantamento para que também possamos esclarecer a sociedade de que o material encontrado não é de responsabilidade desta Secretária", concluiu.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis