Juazeiro do Norte (CE): Policiais Civis realizam ato público apresentando a crescente na violência do CE

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/Ce) realizaram na manhã deste sábado (08) um Ato Público na cidade de Juazeiro do Norte. A mobilização dos Policiais aconteceu na Rotatória, bairro triângulo.

Na ocasião, a classe expôs 71 cruzes representando os números da violência no Estado. Cada cruz simboliza uma morte contabiliza de forma oficial pela Secretária de Segurança no feriado de Carnaval.

O crescimento, segundo o Sinpol/Ce, foi de 16% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 61 ocorrências. Para a Vice-Presidente do sindicado, Ana Paula Cavalcante, o descasco com a classe reflete-se diretamente no aumento da criminalidade. Somente em 2013 foram 4.462 homicídios, 51.414 roubos e 1.832 estupros em todo o Estado.

Ana Paula relata que o movimento “Polícia Legal”, que integra os policiais civis do Ceará “reivindica melhorias na categoria”, “tanto na questão salarial quanto nas melhorias das condições de trabalho”. Em várias delegacias do estado, sobretudo do interior, explica a Vice Presidente, “O Sindicato detectou várias irregularidades, como improbidade administrativa e peculato-desvio, falta de apuração dos BO´s, abuso de autoridade, assédio moral e usurpação de função pública”.

Outro objetivo do ato é mostrar a real situação da segurança pública no estado do Ceará. No mês de fevereiro, foram instalados 10 outdoors em pontos estratégicos de Fortaleza apresentando a violência em números. Um deles foi instalado próximo à sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que divulgou redução do número de assaltos no Ceará, em 45%.

Número contestado por Ana Paula. “O secretário de segurança, Servilho Paiva, não levou em conta a operação Polícia Legal. No começo do ano muitos boletins de ocorrência deixaram de ser feitos por falta dos delegados nas unidades, talvez isso explique a ‘redução’”.

Questionada sobre o avanço das conquistas após o início do ato público, há duas semanas, na capital do Estado, a Vice Presidente, foi enfática. “O único avanço foi da criminalidade. O Secretário se enclausurou e fechou os olhos para nossa classe, para nossas manifestações e reinvindicações”, finalizou Ana Paula Cavalcante.

O pensamento do sindicato é endossado pelos números da violência. De acordo com o Sinpol/Ce, 17 veículos são roubados por dia em Fortaleza; um assalto a banco é registrado a cada quatro dias; uma pessoa é assassinada a cada duas hora; seis são assaltadas por hora e o efetivo policial caiu de 4.500, em 1985 para 2.500 em 2014.

André Costa

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis