Barbalha (CE): Governo municipal mobiliza sociedade para conhecer o CEUs

Com as presenças dos secretários da Educação, Isabel Cristina Cruz; de Cultura, Antônio de Luna; de Esportes e Juventude, Jorge Luiz Fernandes Távora; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora, de Desenvolvimento Econômico, Állison Uchoa e de Infraestrutura e Obras Magno Silva Coelho, conheceu na tarde desta segunda-feira 17, no CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados um encontro com representantes das comunidades em torno do Parque da Cidade onde o equipamento foi construído.

Os representantes dos bairros Cirolandia, Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista, Santo Antônio e Bairro do Rosário. O objetivo do encontro foi para que os mesmos possam ter conhecimento da importância do equipamento para o desenvolvimento intelectual, social, cultural, educacional nos aspectos de cidadania e nas práticas esportivas e de lazer.

O CEUs tem esse objetivo de integrar num mesmo espaço, vários programas e ações culturais na formação e qualificação para o mercado de trabalho, além de oferecer serviços sócio-assistenciais, política de prevenção a violência e inclusão digital, de modo que promove a cidadania em localidades de alta vulnerabilidade social.

Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Até 2014 serão inaugurados 360 (trezentos e sessenta) CEUs nas 27 (vinte e sete) unidades da federação. Em todo Nordeste serão inaugurados três equipamentos desses em breve e, aqui no Estado do Ceará será o primeiro a ser inaugurado. Os recursos foram do Ministério da Cultura e em parceria com a Prefeitura de Barbalha. O CEUs está localizado no Parque da Cidade. O secretário de Obras fez uma explanação de toda obra, desde suas estruturas físicas, até seu surgimento. Mágno disse que o CEUs tem um propósito importante, que é unir as pessoas em torno da cultura, do esporte, do lazer e das políticas sociais do município, do Estado e do Brasil. “O CEUs está levantado, o passo seguinte agora fazer acontecer as mobilizações sociais envolver as comunidades circunvizinhas, que serão atendidas por esse equipamento para que elas entendam seu funcionamento.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Maria Tereza Amora, é um privilégio para Barbalha, por é o terceiro município que está concluindo esse equipamento. E nós nos sentimos orgulhosos, porque para a sociedade e juventude barbalhense é uma vitória. Tereza Amora concluiu afirmando que o CEUs é uma riqueza para Barbalha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Àlisson Uchoa, o Centro de Artes e Esportes Unificados que vai ser inaugurado em breve, tem um objetivo maior que é congregar as comunidades envolvidas, desenvolver habilidades culturais, esportivas, prover para a sociedade um equipamento de convivência e de harmonia, além de um entendimento mutuou dos objetivos que ele é focado.

“Aqui vamos trabalhar exatamente a cidadania dos moradores dos bairros que circundam o CEUs que é tão importante e de multiuso para a sociedade. Esse equipamento vai trazer muitos benefícios para as comunidades adjacentes. A questão da saúde, da educação, a questão da cultura e do lazer, por tanto um centro por demais importante que será inaugurado pela Ministra do Turismo Marta Suplyci em breve”, foi o que disse o secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna.

O secretário de Juventude e esportes Jorge Luiz Fernandes Távora, esse equipamento trás uma importância fantástica para o município, porque vai formar mão de obra qualificada no aspecto esportivo, nas artes, nas práticas esportivas em suas diversas modalidades, então isso é importante porque o CEUs vai trabalhar com cinco grandes bairros e é uma inclusão social imensurável que vai inserir alunos das escolas do município e do Estado e toda comunidade e quando de sua inauguração, ele vai prestar um relevante serviço a cidade de Barbalha.

Para a vice-prefeita a professora Maria Betilde Sampaio Correia, esse equipamento é muito importante, e os encontros que estão acontecendo visa a sua divulgação para a sociedade barbalhense. “È importante que as comunidades compareçam aos encontros e visitem o CEUs no Parque da Cidade, porque a gestão desse equipamento vai ser da própria comunidade, para os jovens, onde eles vão estar uma boa parte do seu tempo participando de diversas atividades, valorizando assim, o esporte, o lazer e a cultura.  

A secretária de Educação Isabel Cristina Cruz falou aos presentes da importância dessa obra para os bairros, que ela será um equipamento de uso da sociedade, onde as políticas públicas de cidadania, educação, saúde, cultura, esportes e buscas de novos valores, irão surgir na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados no Parque da Cidade, uma obra que pertence as comunidades, a sociedade barbalhense.

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis