Juazeiro do Norte (CE): Professores vão protestar no Juaforró

Professores municipais pretendem intensificar os protestos contra a redução nos seus pagamentos, em até 40%, e deverão estar na abertura do Juaforró, maior festa junina da região, que trará atrações do porte de Elba Ramalho e Aviões do Forró. Às 9 horas de hoje, no auditório do Cerest, o prefeito Raimundo Macedo, em coletiva de imprensa, fará esclarecimentos sobre as mudanças relacionadas ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), já aprovadas por maioria de 12 votos na Câmara Municipal, sob protestos e tumultos no Legislativo, com a presença de vários policiais.

A entrevista, segundo o vice-presidente do Sindicatos dos Servidores Municipais, Marcelo Alves, também será sob protesto dos docentes, que estão em greve desde o último dia 12 e não acreditam na possibilidade de mudanças em relação à posição do Poder Executivo.

O professor admite que o início de uma festa, com gastos milionários, é desproporcional à realidade pela qual passa a Educação na cidade, com os pagamentos ameaçados de redução, diminuição também do número de salas de aulas e fechamento de escolas na cidade, com o redimensionamento ocasionado pela Secretaria de Educação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, serão anunciadas novidades por parte do prefeito, mas nenhuma informação foi adiantada. Raimundo Macedo, participou de reunião com o seu secretariado durante todo o dia de ontem, no Verdes Vales Lazer Hotel. Durante o período em que foi aprovado o projeto de lei que possibilita emenda ao PCCR, ele esteve na Europa, e retornou somente no fim de semana último.

Plenária
O professor Marcelo Alves afirma que a categoria esteve reunida na noite de ontem, para uma plenária, no intuito de elaborar um plano de trabalho com atuação nos bairros da cidade. "Pretendemos realizar um corpo a corpo com a comunidade, para prestar maiores esclarecimentos a respeito do que está acontecendo", afirma.

Para Marcelo, os professores não estão esperançosos em relação a um possível recuo do prefeito em não sancionar o projeto de lei, o que ele avalia como profundamente lamentável para a categoria, que irá continuar reivindicando os direitos adquiridos. "Até porque o projeto é de iniciativa da própria Prefeitura e há forte possibilidade de vigorar", diz o sindicalista.

Os professores de Juazeiro do Norte são irredutíveis em relação à decisão da Câmara Municipal, que aprovou projeto de lei que reduz em até 40% as gratificações e bônus sobre o salário base, mensagem aprovada na quinta-feira, numa sessão tumultuada. Durante esta semana, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) realiza uma inspeção especial na Prefeitura de Juazeiro.

O objetivo, segundo o presidente do Tribunal, Francisco Aguiar, é verificar todos os aspectos, especialmente os que dizem respeito à legalidade, sobre as modificações no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) na área da Educação, aprovadas pela Câmara Municipal, com base em proposta do Poder Executivo.

Sob protestos, a 13ª edição do Juaforró terá na noite de abertura a Banda Aviões do Forró como atração principal. O Juaforró vai até o próximo dia 25 de junho com vários shows todas as noites, entre eles, a cantora paraibana Elba Ramalho, que sobe no palco na quarta-feira (19).

Decoração
A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas assistam aos shows de abertura. No parque de eventos, todos os preparativos já estão sendo finalizados.

A decoração do parque está sendo feita pela Secretaria da Cultura e Romaria, que conclui toda a montagem do palco e de uma cidade cenográfica.

Também está sendo finalizada a construção de um "palhoção" (grande área coberta de palha de carnaúba) para o forró pé de serra. Já a limpeza do local fica sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, (88) 3566.1029

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
Rua São Cândido, 397 
Salesianos 
(88) 3511.9247

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis