Protestos são louváveis e devem ser respeitados, diz Cid Gomes

As manifestações populares promovidas pela juventude, não apenas em Fortaleza, mas em todo o Brasil, são consideradas louváveis e devem ser respeitadas. A declaração foi dada pelo governador do Ceará, Cid Gomes, ontem, à imprensa, na zona mista da Arena Castelão, logo após a partida entre Brasil e México pela Copa das Confederações, enquanto o chefe do Executivo Estadual aguardava para cumprimentar os jogadores da seleção brasileira.

"Eu tenho 50 anos, mas já tive 18,20, e fiz isso, andei nas ruas, fui defensor de movimento ecológico quando pouca gente defendia, e sei que é próprio da juventude se manifestar", disse.

O governador justificou a presença policial nas ruas durante as manifestações para assegurar que o público chegasse à Arena Castelão. "Sessenta mil pessoas compraram o ingresso, tinha que ser assegurado a essas pessoas o acesso, a imprensa tinha que cobrir o evento, as seleções tinham que chegar, então a Polícia cumpriu um papel", ressaltou. Sobre a ação dos policiais, Cid esclareceu que pediu pessoalmente que filmassem os atos para análise posterior, para constatar se houve ou não exageros por parte da força policial.

Questionado sobre o uso de balas de borracha contra os manifestantes, Cid Gomes afirmou que a recomendação dada foi a de se fazer tudo para evitar qualquer tipo de conflito, mas que, em virtude de alguns manifestantes tentarem ultrapassar o limite final imposto pela barreira fusível, foi necessário utilizar os recursos determinados pela regulamentação nesses casos, como o spray de pimenta, primeiramente, a bomba de efeito moral, e, em último caso, as balas.

"Vamos examinar cada uma das imagens, a nossa disposição é de paz, é de estímulo a esses movimentos que existem no Brasil. Eu, pessoalmente, estimulo os jovens a se manifestarem, a acompanharem a vida do seu País, lutarem por melhorias na saúde, educação, segurança. O Brasil avançou muito, mas sabemos que ainda está muito longe de ser um País onde as pessoas possam ter qualidade de vida, e portanto, eu compreendo perfeitamente", declarou.

Cid Gomes afirmou, ainda, que pretende procurar as lideranças do movimento para negociar as reivindicações. "Quero me colocar à disposição, dialogar, quero saber quais são as reivindicações para que objetivamente a gente possa dar retorno a esse apelo popular", afirmou.

Repercussão
Os protestos ocorridos na Capital cearense, ontem, tiveram repercussão na mídia internacional. No jornal francês Le Monde, na rede britânica de televisão BBC, e no jornal americano The Times, os atos foram destaque na capa de seus respectivos portais de notícias.

O Le Monde taxou os protestos como uma batalha campal entre manifestantes e a Polícia. Além disso, lembrou que torcedores violaram diretrizes da Fifa ao levarem cartazes em apoio às manifestações. A rede BBC britânica relatou em sua manchete toda a movimentação na cidade de Fortaleza.

O português Correio da Manhã afirmou que a correria e a perseguição espantaram torcedores que estavam indo à partida. Já o espanhol El Pais mostrou com destaque na capa de seu portal a foto de um policial repreendendo as manifestações.

RENATO BEZERRA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis