Cid Gomes recebe manifestantes

O governador Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio conversaram, ontem, na Assembleia Legislativa, com nove manifestantes, sobre as reivindicações deles. O governador se comprometeu a mandar investigar os supostos abusos, por parte de policiais militares, durante os dois protestos acontecidos em Fortaleza.

Antes do encontro, com Cid e Roberto Cláudio, os manifestantes também conversaram com o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (PSB), e com os secretários municipais de Educação, Ivo Gomes (PSB), e de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo.

A reunião do grupo com o Cid e Roberto Cláudio começou por volta das 13h20 e durou pouco mais de 1h30, a portas fechadas, assim como o primeiro encontro com os secretários e o presidente da Assembleia, que durou 2h45. Segundo o manifestante Gabriel Bonadies, foram apresentadas quatro páginas de reivindicações oriundas de várias pessoas que estão protestando nas ruas.

Dentre as proposições apresentadas, ele afirma que, além do pedido de investigação de supostos abusos por parte dos PMs, foram priorizadas a redução do preço da passagem de ônibus em Fortaleza e o atraso na entrega das carteirinhas de estudantes dos alunos novatos da rede pública de ensino.

Após o encontro, Cid Gomes afirmou que recebeu as "queixas dos manifestantes em relação ao tratamento que a polícia teve com eles no protesto da última quarta-feira" próximo à Arena Castelão e se comprometeu a pedir à Controladoria Geral de Disciplina, para investigar as denúncias. "Isso será examinado. É um dever nosso, não é nem concessão", garantiu, dizendo reconhecer a legitimidade do movimento. O governador também se comprometeu a se reunir com mais manifestantes em um segundo momento. "Estou sempre aberto ao diálogo. Se não são esses noves, estarei disponível para conversar com outros 100, 10 mil", disse.

Ônibus
Sobre a redução do preço da tarifa de ônibus, Roberto Cláudio lembrou que a gestão anterior, da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), promoveu o aumento da tarifa, no dia 24 de dezembro do ano passado, de R$ 2,00 para R$ 2,20, e que a atual administração recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça. "Foi dado ganho de causa na primeira instância, mas o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) recorreu da decisão e ganhou. Recorremos mais uma vez. Está na Justiça", disse, reforçando a necessidade de os manifestantes cobrarem celeridade do Judiciário no julgamento do recurso.

O chefe do Executivo Municipal afirmou ainda que 28 mil carteirinhas de estudantes novos já estão prontas para entrega e que qualquer aluno pode ir pegar a sua na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ele explicou que os documentos não foram entregues até o momento, porque as entidades estudantis estavam aguardando o pagamento da dívida que, segundo ele, a gestão anterior não pagou a elas.

"Já pagamos metade da dívida e até julho pagaremos a outra metade", disse. O prefeito prometeu ainda melhorias na qualidade do transporte coletivo nos próximos anos de Governo.

"O Bilhete Único é o primeiro passo. Vamos agora trabalhar de forma séria e responsável o aumento da frota de ônibus com ar condicionado. Digo de forma responsável, para que não tenha aumento da passagem. Mas queremos, a partir do próximo ano, já aumentar o número de ônibus", informou.

Pauta objetiva
Roberto Cláudio também se colocou à disposição, para continuar dialogando com os manifestantes e, assim como o governador Cid Gomes, defendeu que o movimento organize, para os próximos momentos, uma "pauta objetiva", "para que possam cobrar dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário o cumprimento dessa pauta".

Reforçando o pedido que os manifestantes se organizem, o governador Cid Gomes comentou ainda que vai sugerir à presidente Dilma Rousseff que elabore matrizes de responsabilidade para as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, assim como foi feita para a Copa do Mundo.

"Vamos fazer matrizes (…) com a participação dessa juventude, (…) deixando muito claro de quem é a responsabilidade de cada uma das tarefas e o prazo para cada uma delas", sugeriu, justificando: "Há um certo cansaço com o modelo representativo, e eu me incluo. Acho que podemos usar mais instrumentos de democracia direta".

Acquario
Durante a conversa, os manifestantes pediram ainda mais investimentos nas áreas avaliadas por eles como prioridade, como Educação, Saúde e Segurança, em detrimento de "obras faraônicas", como o Acquário do Ceará. "Eu disse para eles com toda franqueza e sinceridade: não quero fazer isso para ser uma pirâmide de Egito, para meu nome ficar na história. Procuro pensar em como podemos melhorar as oportunidades de emprego e renda para população. (…) E o que penso que o turismo é uma das principais áreas para isso", respondeu o governador, justificando que Fortaleza não tem mais condições de receber indústrias e que o comércio depende da renda da população.

O chefe do Executivo Estadual admitiu, contudo, que, em caso de questionamentos, "não tenho problema nenhum em submeter isso a um plebiscito popular em Fortaleza". "Defendo a participação direta. Penso que a maioria vai ser a favor. (..) Se forem contra, terei toda humildade de reconhecer", disse, lembrando que a construção do Acquário foi uma das suas promessas de campanha e que as pessoas votaram nele sabendo disso. "Fiz isso na intenção de ser uma coisa boa, se a maior parte da população acha que não é, qual o problema em voltar atrás. Quando eu estiver errado, vou ter sempre a humildade de voltar atrás", acrescentou.

Os manifestantes pediram ainda, durante o encontro, apoio de Cid Gomes e Roberto Cláudio contra a PEC 37, que restringe os poderes de investigação do Ministério Público (MP). Tanto o prefeito quanto o governador se declararam contra a matéria, desde que sejam aprimorados os instrumentos de fiscalização do órgão.

Legitimidade
"O Judiciário hoje tem amplo controle, feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No MP, não há um controle adequado dos atos de excessos e dos atos individuais ilícitos de alguns membros. (...) É importante que haja esse controle, para que tenhamos a certeza de que estão agindo em nome do melhor interesse público", justificou o prefeito da Capital.

Os manifestantes que foram recebidos na Assembleia afirmaram que não são os líderes do movimento. De acordo com Gabriel Bonadies, não há uma liderança nas manifestações que estão acontecendo e não existe uma intenção deles e dos nove que se reuniram com o prefeito de Fortaleza e o governador do Estado de tomar a liderança. O manifestante afirmou que eles foram ao Legislativo Estadual após receberem convite do coronel Pinheiro, da PM, durante a manifestação da quinta-feira. "Queremos deixar claro que não estamos para liderar ou tomar o lugar de ninguém. (...) Estamos fazendo a abertura do diálogo que vai ser aproveitado por todos do movimento, desde que se organizem", destacou.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis