Barbalha (CE): STDS abre Semana de Combate ao abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes

Desde 2009 que o governo municipal vem planejando, discutindo e colocando em prática as políticas públicas concernentes aos direitos da criança e adolescente, mostrando sua responsabilidade e defendendo os direitos sociais de todo e qualquer cidadão.

Nesta Semana de Combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes, a STDS – Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social vem promover uma programação extensiva a vários locais do município como: divulgação em rádio e televisão da região do Cariri.

O evento contou com as presenças de representantes de vários organismos que trabalham a cultura e as políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes como: CREAS, CMDCA; SESFA; CRAS; SOBERF; CAPS INFANTIL; AGENTES DE PROTEÇÃO A CRIANÇA; CONSELHO TUTELAR; PSICÓLOGOS; ASSISTENTES SOCIAIS; PEDAGOGAS; PETI; PROJOVEM; SEC. DE EDUCAÇÃO; SEC. DE SAÚDE E CASA DE ACOLHIMENTO, representantes da Ação Social do município e, foi coberto por discursos e esclarecimentos sobre a questão da exploração e abuso sexual da criança e do adolescente.

O tema esta semana será descentralizado para várias localidades do município, nos bairros e Distritos. Neste dia 14 (terça-feira) às 14 horas, o tema será abordado na Escola Antônio Costa Sampaio na sede do Distrito de Arajara, pelas assistentes sociais do (CRAS), Maria do Socorro Bezerra e Clara Bezerra.

No dia 15 (quarta-feira), a programação será desenvolvida no bairro Cirolandia na (SESFA), com a Psicóloga  Célia; e bairro do Rosário na Escola Martiniano de Alencar com a Assistente Social, Luciana Cruz do CREAS, às 14 horas.

No bairro Malvinas no (CRAS), com o (Conselho da Mulher), com a Pedagoga (Maria Ednalda), e no Distrito Estrela na (SOBERF), com a Psicóloga Liana do (CAPS Infantil), também às 14 horas.

No dia 17 sexta-feira, os organizadores da programação da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promoverão uma caminhada saindo do Largo do Rosário, seguindo pela Rua do Vídeo, Rua Senador Alencar e Praça Engenheiro Dória (Estação).

A Secretária da Ação Social, Maria Tereza Amora enalteceu a programação desenvolvida e disse que, a STDS, o CMDCA, CREAS e CRAS querem está sempre presente nas escolas mostrado a diferença, o que é a exploração, mostrando o abuso e divulgando os órgãos onde se podem fazer as denúncias como Policia Militar, Conselho Tutelar, Policia Civil, Policia Federal além do CREAS e o CRAS.

O Dia 18 de maio é o dia de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cidade de Barbalha a data é comemorada no dia 20 de maio, através de Lei instituída pelo Governo Municipal como Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescentes. (Com informações da Assessoria de Imprensa / PMB)

SAMUEL PINHEIRO
FOTO E REPORTAGEM



AddThis