Barbalha (CE): Jatobazeiro será o Pau da Bandeira de Santo Antônio

Um jatobazeiro com cerca de 23 metros e com mais de duas toneladas foi escolhido, na manhã de ontem, para ser o pau da bandeira da festa de Santo Antônio de Barbalha durante este ano. A árvore de cerca de 1,10 metro de circunferência, com 45 centímetros de diâmetro, será cortada na próxima sexta-feira, pela manhã, para ser colocada na chamada "cama do pau", e preparada para o maior cortejo popular alusivo a santo Antônio do Brasil. A tradicional festa, com a grande participação de grupos de tradição popular da cidade e de toda a região, será de 2 a13 de junho, data de encerramento da festa do padroeiro do Município, com a procissão alusiva ao santo ´casamenteiro´.

O ritual de escolha do tronco que servirá de pau da bandeira começou no mês de abril, no Dia do Carregador. Os homens se deslocaram, juntamente com uma equipe de integrantes de entidades ambientais, além de representantes do poder público, para escolher entre um angico e quatro jatobás a árvore que serviria de atração principal da festa religiosa. As árvores foram escolhidas no Sítio Flores, a nove quilômetros da cidade. Após o corte, será colocada na "cama do pau", no Sítio Roncador, a 8 quilômetros da sede.

Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, que desde 2001 participa como líder do cortejo, escolhido por meio de votação entre mais de 100 carregadores, havia uma preferência inicial relacionada ao angico, por ser uma árvore mais alta, que facilitaria também a participação de um maior número de carregadores. A meta era chegar a 150 homens durante o cortejo.

Este ano, uma das reivindicações dos organizadores é que a chegada do pau da bandeira não atrase durante o carregamento, como tem ocorrido em anos anteriores. Ano passado, somente às 18h30 o mastro da bandeira chegou à praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, para ser hasteado durante nos 13 dias de festa. A justificativa do atraso se deu por a falta de energia elétrica em quase uma hora, além de um assassinato que ocorreu no Centro da cidade.

Segundo o secretário de Cultura da cidade, Antônio de Luna, uma das grandes preocupações está relacionada principalmente à maior segurança da festa. Ele disse que, ao chegar mais cedo, fica melhor para todos os participantes, principalmente os turistas que vêm à cidade, além dos próprios carregadores e à imprensa, que têm a oportunidade de cobrir o espetáculo da cultura popular até o final.

Ano passado, a árvore escolhida para o corte foi um jacarandá, de 2,5 toneladas, e 24 metros, no Sítio São Joaquim, o local tradicional de onde vinha ocorrendo a escolha do pau da bandeira durante décadas. Segundo Rildo Teles, a árvore era pouco utilizada e não se tinha experiência de carregar o tronco, que era mais pesado do que os habitualmente selecionados, e também chegou a quebrar por conta das sucessivas paradas e derrubadas da madeira no chão. O jacarandá chegou ao final do percurso guinchado até o local onde seria hasteada a bandeira.

Rildo afirma que o jatobazeiro tem características muito parecidas com a árvore que estava entre as preferenciais, que era o angico. "É uma árvore resistente e será bem melhor de levar durante o cortejo", diz ele. E a escolha também passa pelo crivo dos carregadores, que foram acompanhar ´in loco´, juntamente com o capitão, a escolha da árvore. Todos saíram de casa logo cedo, e percorreram 9 quilômetros, para entrar na mata adentro e cumprir a responsabilidade de optar pela árvore do ano. Outro aspecto importante durante a escolha, é que esteja num local de fácil acessibilidade.

Preparação
Na próxima sexta-feira, dia 17, às 7 horas, a preparação dos carregadores acontece com um encontro, no Mercado Central da cidade. É quando eles tomam um caldo mocotó de boi, para "recarregar as baterias" e seguir em direção ao Sítio Flores, onde será retirada a árvore de, pelo menos, conforme Rildo Teles, 35 anos.

A ideia de acontecer o ritual do corte durante a semana tem o objetivo de atrair uma menor quantidade de pessoas, para não agredir tanto o meio ambiente. Técnicos ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) estarão acompanhando as equipes. Uma oração acontece antes da retirada da árvore, cumprindo o momento de fé dos carregadores, muitos deles há décadas cumprindo a promessa de estar do começo ao fim do ritual.

Com o maior número de pessoas e uma árvore com tamanho razoável, o capitão do pau prevê a chegada na cidade este ano, por volta das 17 horas, com saída às 11 horas, uma hora antes dos anos anteriores. Com melhores condições durante o percurso, ele afirma que deverá estar na Matriz, por volta das 17h30.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis