Armazém do Som: mostra dá espaço ao rock alternativo

Com uma programação diversificada, será finalizada na noite de hoje, a 4ª edição da Mostra de Bandas Armazém do Som. Este ano, 15 bandas de rock estão participando do evento que é realizado pelo Sesc com o objetivo fortalecer a diversidade das estéticas musicais presentes na região do Cariri.

A ação é uma continuidade de um trabalho iniciado ainda em 2009. Objetiva privilegiar os músicos que se inserem na construção do cotidiano musical. A meta é dar oportunidade com espaços para apresentação dos seus trabalhos, criando ambientes para discussões em torno de temas relativos a essa temática.

Também objetiva trabalhar a formação e melhoramento do senso crítico dos participantes e artistas, como forma de qualificar ainda mais a produção.

Motivado pelos resultados das edições anteriores, que trouxeram para o Teatro Sesc Patativa do Assaré um publico de mais de seis mil pessoas, distribuídas em atividades de artes e formação, a unidade do Sesc de Juazeiro do Norte assumiu o compromisso de, junto ao público e aos artistas, viabilizar um conjunto de ações voltadas para o intercâmbio e o diálogo entre as vertentes mais contemporâneas do fazer musical.

A meta é criar condições ideais para apresentações de grupos musicais que se classificam na categoria "bandas independentes", relacionadas às diversas vertentes da musicalidade contemporânea como o rock, pop, rap, reggae, música eletrônica, sons de raiz e outros.

A proposta da iniciativa é estabelecer diálogos e intercâmbios que possam interferir de forma qualitativa nos seus processos artístico culturais.

De acordo com o técnico de cultura do Sesc, Sérgio Magalhães, o evento consolida o cenário musical da região. "Essa ação contribui para o fortalecimento das bandas alternativas que querem conquistar seus lugares na cena da música. A partir das apresentações, as que se encaixam como independentes passam a ter incentivos para estarem apresentando seus trabalhos", diz.

Ele afirma que o impacto da ação deverá refletir em público que fomenta as políticas e atividades culturais e buscam o desenvolvimento dos valores humanos. Nesta edição, a apresentação mais esperada é a banda convidada Hardvolts, vinda de Fortaleza.

Em uma ação de caráter formativo e tendo em vista o curso de Música, em plena atividade na Universidade Federal do Ceará, no campus Cariri, este ano, a Mostra de Bandas Armazém do Som pretende estabelecer diálogos com professores e alunos. Atualmente, uma das grandes dificuldades para as bandas de garagem é a ausência de espaço para que elas tenham uma boa visibilidade na dinâmica de apresentações na grande mídia. Devido ao glamour do evento, após a seleção dos grupos realizada por curadores da área de música, os artistas articulam-se para registrar as apresentações. O material passa a ser utilizado em futuros editais de instituições ou em festivais de rock que acontecem em todo o Brasil.

Segundo o guitarrista e vocalista da banda Bela Orquídea, Anderson Matos, essa é uma oportunidade em que eles mostram o que prepararam durante o ano. "Quando se trata de trabalhos autorais, os espaços são mais escassos. Este festival é uma vitrine e gera contratações das bandas. Acredito que é extremamente positivo e a receptividade do público é boa", revela.

A maioria dos espectadores da Mostra de Bandas Armazém do Som é formada por jovens. Os shows e apresentações acontecem de forma gratuita, das 18 às 22 horas, no Teatro Sesc Patativa do Assaré. Todo o investimento na ação é oriundo do Plano de Comprometimento de Gratuidade (PCG). A expectativa é que mais de dez mil pessoas assistam as apresentações. Entre as atrações estiveram bandas que possuem trabalhos autorais e covers. Até ontem, também foi realizado o 4º Seminário de Música e Comportamento.

Nele aconteceram workshops práticos de guitarra, bateria, contrabaixo, além das exibições de filmes relacionados à imagem do rock, seguidos de debates. O objetivo é capacitar interessados em tocar instrumentos. Estima-se que mais de 200 pessoas participaram da programação.

Mais informações
Serviço Social do Comércio (Sesc) - Unidade Juazeiro do Norte
Rua da Matriz, 227, Centro - Cariri
Telefone: (88)3587.1065

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis