Começa jornada contra as drogas em 22 municípios

Começa, a partir de hoje, 14, na região do Cariri, no município de Brejo Santo, uma série de 22 de encontros em cidades sedes de Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres) para discutir ações de combate e prevenção ao uso de entorpecentes. A programação integra a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, promovida pela assessoria especial implantada em dezembro passado pelo governo do Estado.

O evento é coordenado pela assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França, que se mostra preocupada com o avanço do consumo de substâncias entorpecentes mesmo em pequenas cidades do Interior. "Esse é um tema complexo, mas não pode continuar sendo jogado para debaixo do tapete, sem uma discussão ampla e séria", disse Socorro França.

Ao final de cada encontro, a assessora especial espera assinar com os prefeitos termos de compromissos para implantar as ações em três eixos básicos: prevenção, atenção e reinserção social. "Essa é uma questão que nos preocupa, pois a droga migrou para o Interior e não escolhe sexo e nível social".

Depois de Brejo Santo, o ciclo de debates chega à cidade do Crato, amanhã, dia 15, e Juazeiro do Norte, dia 16. O evento será retomado no dia 21, na cidade de Tauá, e no dia 22, em Crateús. O encerramento está previsto para o dia 5 de julho, em Fortaleza. Os organizadores estimam que cerca de 4.500 técnicos, lideranças comunitárias e políticas devam participar do evento, cujo objetivo é fortalecer as políticas públicas sobre drogas no Estado.

Prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades religiosas, escolas, integrantes de Conselhos Tutelares, juízes de Direito, promotores, defensores públicos, delegados, comunidades terapêuticas e instituições que desenvolvem ações de apoio aos usuários de drogas integram a lista de convidados.

Crack
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o crack está presente em 98% dos municípios brasileiros, ocupando o lugar do álcool em localidades rurais. O delegado regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz, confirma a presença do crack e de outras drogas na periferia e em áreas rurais de cidades pequenas. "Nos últimos anos, infelizmente, o problema vem se alastrando", disse. O uso do crack por ser de baixo custo contribui para a expansão do consumo e ampliação do tráfico. O álcool é apontado como porta de entrada para outras substâncias entorpecentes.

O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado em 2012 identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas substâncias, sendo a segunda região com maior prevalência no País.

A implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, no fim do ano passado, tem por objetivo articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas sobre drogas.

"O nosso projeto é sério e precisa ser debatido sobre vários enfoques, da saúde, da espiritualidade e judiciário", frisou. "Temos de dar assistência, acolher os viciados por amor, para tratamento especializado, e não basta tirar da rua por tirar as pessoas dependentes".

Os debates nas cidades polos do Ceará vão subsidiar os planos de iniciativa do governo estadual e oferecer diretrizes para que os municípios implantem o programa do governo federal ´Crack, é possível vencer´.

A ex-procuradora Geral do Estado, Socorro França, acredita que assumiu o cargo de assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado por desígnio divino. "Foi Deus que me colocou nesse propósito, uma pessoa idosa, para articular e acompanhar essas ações de prevenção, tratamento e combate ao consumo de drogas", afirmou.

Nova missão
Aposentada do Ministério Público, depois de exercer por quatro vezes o cargo de Procuradora Geral da instituição, Socorro França mostra-se animada e disposta com esse novo desafio. "O consumo de droga destrói famílias, é um tema complexo, mas precisa ser enfrentado com discussão ampla, políticas públicas, apoio espiritual e da família", observou. "Vamos trabalhar em parceria com as comunidades terapêuticas, e não ficar restrito às instituições públicas".

A implantação da assessoria especial representa para o governo do Estado um desafio das gestões públicas mediante a dificuldade de se criar um projeto de enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e a recuperação dos dependentes químicos. As ações vão envolver outras secretarias: Educação, Saúde, Segurança Pública e Justiça.

O governo do Estado quer trabalhar em duas frentes para enfrentar o problema: o combate ao tráfico de forma ostensiva e a prisão dos traficantes, e a implantação de um conjunto de políticas públicas de prevenção e tratamento para o viciado.

"O vício da droga é uma doença da alma, não basta dar apenas remédio, é preciso apoio e acolhimento com alma", ressaltou Socorro França. "O drogado não pode ser tratado como bandido, mas como doente". "É necessário um longo acompanhamento, que começa com a desintoxicação e vai até a internação em comunidades terapêuticas prosseguindo com a inserção no mercado de trabalho", diz.

Mais informações
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Telefone: (85) 3466.4939

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis