Técnica da Embrapa extrai pasta comestível do pequi

Uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agroindústria Tropical de Fortaleza, chefiada pela pesquisadora Maria Elizabeth Barros de Oliveira, esteve no Cariri buscando alternativa tecnológica para o uso mais amplo de pequi. Descobriram que, do fruto, pode-se extrair uma pasta como opção alimentícia, que poderá ser utilizada em pães, biscoito ou mesmo como ingrediente para preparo de sopas, molhos e outros pratos típicos da região caririense. O derivado pode ser armazenado por até oito meses, segundo disse Maria Elizabeth, acrescentando que o fruto do pequizeiro apresenta grande potencial no segmento alimentício, sendo muito utilizado na gastronomia regional.

Conforme declarou a pesquisadora, falta tecnologia para que o , de prateleira mais extensa. Atualmente, o fruto é consumido somente na forma de cozido e a sua exploração extrativa constitui importante ocupação para centena de famílias, que tem essa cultura como fonte de renda durante quatro meses do ano.

O fruto do pequizeiro é rico em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, fibra, proteínas e muitos outros componentes, de acordo com o que foi explicado pela equipe dos pesquisadores, durante um dia de campo no Campus Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Escola Agrotécnica Federal). Também participaram da iniciativa, representantes das associações de catadores de pequi das comunidades da Baixa do Maracujá, em Crato, Sítio São José, em Juazeiro do Norte, e Cacimbas/Novo Oriente, do município de Jardim.

De acordo com o assistente técnico, Leto Saraiva, os participantes ficaram surpresos com o método utilizado na despolpa do fruto que, de acordo com a nova tecnologia, é feito com o cozimento do fruto em água. Disse, também, que o projeto contempla a formulação, elaboração e estudo de vida de prateleira da pasta. O objetivo é treinar o público alvo dentro das normas de boas práticas de fabricação e, assim, obter excelente extração da polpa.

O Cariri cearense registra produção considerável do pequi, mas não aparece na relação dos maiores produtores nacionais. Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Salviano, da Embrapa Cerrados, os estados que mais produzem o fruto no Brasil são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. O pequizeiro é árvore protegida por lei federal que impede seu corte e a comercialização de mudas.

Wilson Rodrigues

Fonte: Jornal do Cariri



AddThis