Juazeiro do Norte (CE): Centro Multiuso deverá ficar pronto em abril

Um espaço destinado a vários atendimentos no setor público-administrativo deverá estar pronto até o mês de abril próximo. Pelo menos é o que prevê o secretário das Cidades, Camilo Santana, em relação ao que ficou denominado como Centro Multiuso, em substituição ao antigo Centro de Apoio ao Romeiro. A obra foi iniciada pelo município e acabou sendo repassada para o Estado. O Centro de Apoio está na mesma área do mercado dos romeiros. Foram investidos na conclusão do prédio mais de R$ 10 milhões, por meio da Secretaria das Cidades, com o projeto Cidades do Ceará, e financiamento do Banco Mundial.

Conforme o secretário, foram enviados ofícios aos órgãos do Estado que têm prestação de serviço regionalizada. Caso queiram se transferir para o Centro Multiuso, devem procurar a secretaria para realizar os procedimentos necessários voltados à adequação do espaço.

Menos gastos
Nesse caso, essas repartições deixariam muitas vezes de custear o aluguel, e ficariam no prédio estadual, com despesas apenas de condomínio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será um dos implementados no local. A Universidade Regional do Cariri (Urca) irá transferir o Centro de Artes, além da Lira Nordestina para o prédio, já que o atual se encontra em condições precárias de funcionamento.

Em 2011, houve a inauguração na área do Mercado dos Romeiros, ao lado da praça do Romeiro, de frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Um dos objetivos do projeto é proporcionar maior infraestrutura de atendimento às romarias em Juazeiro do Norte.

No Mercado dos Romeiros, foram construídos mais de mil boxes, destinados aos ambulantes. O equipamento passou a ser administrado pela Central de Abastecimento do Estado (Ceasa), mas até o momento vendedores estão insatisfeitos com a pouca movimentação na área de comercialização. Na última romaria, muitos deles se sentiram prejudicados, por conta da construção, atualmente paralisada, da praça do Marco Zero, um pouco acima do espaço. A área foi cercada com tapumes, impedindo a maior visibilidade do mercado, e dificultando, segundo os vendedores, a comercialização dos seus produtos.

Problema recorrente
Um dos problemas durante a romaria era a grande quantidade de ambulantes nas ruas, o que voltou a se repetir na última realizada na cidade, no começo do ano, com a festa das Candeias.

Algumas pessoas preferiram voltar para as ruas no intuito de aumentar as vendas. O Centro de Apoio ao Romeiro, em sua proposta inicial, seria uma área inteiramente destinada aos serviços de atendimento aos fieis do Padre Cícero e também aos turistas. A estrutura do prédio contempla um anfiteatro para cerca de 10 mil pessoas e será voltada para as grandes celebrações religiosas do município.

Segundo o secretário, uma das definições aguardadas para este mês está relacionadas aos elevadores que serão instalados, além da confirmação dos órgãos transferidos para a área. Em relação às repartições públicas, o prédio terá a finalidade de atender e instalar os órgãos de atuação regionalizada, tanto estaduais como federais.

Críticas ao projeto
O secretário disse que a intenção não é retirar órgãos que atendem nos municípios, como o caso do Crato. Alguns segmentos da sociedade cratense criticaram a medida, mas Camilo Santana afirma que não há a obrigação para as transferências. "Cada um vai avaliar as possibilidade e ver as condições para mudar", explica.

A construção total do projeto, contando com a praça dos Romeiros, foi iniciada no ano de 1988 e por várias administrações se tentou concluir.

Os recursos investidos inicialmente na obra foram destinados pelos governos federal, estadual e municipal. A intenção de construir os mais de mil boxes, foi de criar uma espécie de shopping popular para acolher os vendedores e desobstruir áreas em volta da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Durante os últimos anos, o objetivo de ser um projeto todo voltado para a romaria foi mudando e a administração passou a ser estadual.

Construção
10 milhões de reais estão sendo investidos no projeto do Centro Multiuso, que irá ofertar serviços de órgãos públicos das três instâncias governamentais

Mais informações
Secretaria das Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima
Edifício Seplag - 1ºAndar
Cambeba - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4488 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis