Paixão de Cristo mobiliza atores populares no Cariri

Praças públicas e espaços comunitários dos bairros cedem espaço para os artistas amadores nesta época do ano. Seguindo a tradição católica e cristã em todo o mundo, começam hoje, na região do Cariri, as apresentações dos tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo. Na região, são vários grupos que oferecem peças teatrais sobre a história de vida, martírio, morte e ressurreição do Filho de Deus.

O número de companhias que encenam a temática é incontável e vai desde as já conhecidas pelo público, até as que estão com suas primeiras exibições. Sendo amador ou não, os atos costumam atrair grande quantidade de espectadores, que, geralmente, emocionam-se com choros e aplausos.

Opção de lazer
Para a Igreja Católica, a Paixão de Cristo representa o retorno às origens do cristianismo e a atualização da narrativa para o contexto atual. Para quem não vai viajar durante a Semana Santa, as apresentações são uma boa opção de lazer.

Em Juazeiro do Norte, um dos grupos de destaque que apresentam o espetáculo é a Compactur. A companhia é formada por lavadores de carros, serventes de pedreiros, chapeados e por suas famílias, além do proprietário de um lava-jato, onde são realizados os ensaios da peça, "Jesus - O Nazareno".

Ao todo, entre crianças, jovens e adultos, o elenco é composto por mais de 100 atores, técnicos e produtores do evento. Há mais de 20 anos, aos pés da estátua do Padre Cícero, os integrantes da Compactur realizam a encenação da Paixão de Cristo, na Colina do Horto e em alguns bairros periféricos da cidade.

Para este ano, a expectativa é que de que o espetáculo seja atração para cerca de duas mil pessoas. Aberta ao público, a encenação acontecerá hoje, a partir das 9 horas.

O grupo Compactur tem apoio cultural da Prefeitura de Juazeiro do Norte e de alguns comerciantes locais. Entretanto, os custos das produções dos figurinos são bancados pelos próprios atores, que envolvidos no aspecto social da arte teatral, não desperdiçam a oportunidade de participar. Eles contam que tudo é preparado com muito amor e carinho, por isso, os resultados são sempre gratificantes. De acordo com o produtor, Mano Damasceno, os aplausos do público são o sinal de que tudo deu certo. "Esse é um trabalho grandioso. Todos os artistas se preparam para fazer o melhor. Na nossa visão, a peça envolve emocionalmente tanto quem faz, como a quem a assiste. Com os aplausos, temos o sentimento de dever cumprido", assegura.

No elenco principal de Jesus- O Nazareno estão atores veteranos como José Antônio de Sousa, o Zezim, que além de presidente do grupo, também é produtor e ator. Mas, a cada ano, os papeis se invertem e novos figurantes entram para a encenação.

Neste ano, o personagem principal, Jesus, será protagonizado pelo ourives Jorge da Silva Melo, que encara pela primeira vez o papel. Já o de Maria, a Mãe de Jesus, será encenado pela vendedora Andreilda Pereira Sales, que também está estreando. O espetáculo tem duração superior a duas horas. Ainda haverá outra apresentação no domingo, dia 31, no espaço Marcos Jucier, na Avenida Aílton Gomes, no Pirajá, às 19 horas.

Páscoa solidária
Em Barbalha, desde o início do ano, o projeto Páscoa Sem Fome está sendo desenvolvido na Escola Otília Correia Saraiva. A ação envolve mais de 250 estudantes do ensino médio e professores, que representam a Paixão de Cristo. A exibição começa na escola e segue pela ruas do Parque Bulandeira, onde atrai cerca de 600 pessoas.

No último dia 27, como forma de beneficiar as famílias carentes durante o período pascoal, o projeto arrecadou três toneladas de alimentos não perecíveis. Este ano, a meta é atender 196 famílias. A entrega continuará até a próxima segunda-feira.

Já em Crato, no Bairro Batateiras, a comunidade se reúne para celebrar a Via Sacra. A apresentação que acontece há 14 anos e engloba 50 atores amadores é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Através da história de sofrimento de Jesus, o evento tem por meta a evangelização e transmissão da palavra de Deus. Segundo o Padre Paulo César Borges, a peça auxilia na elevação da autoestima dos participantes. Ele diz que é na encenação que os jovens e adultos testemunham sobre a vida do Salvador. "Hoje, as pessoas costumam associar suas dificuldades às de Cristo. Do ponto de vista religioso, a encenação da Paixão de Cristo ajuda a aprofundar o conteúdo de fé que há na peça", afirma o religioso.

No ato, os personagens revivem os momentos de sofrimento do mais notável símbolo do Catolicismo e deixam uma mensagem de esperança para as pessoas que assistem. A apresentação da Via Sacra da comunidade Batateiras vai iniciar às 17 horas, na sede da paróquia, de onde segue pelas principais ruas do bairro Batateiras.

Mais informações
Paixão de Cristo em Juazeiro do Norte, Colina do Horto, 9h
No Crato, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, 17 horas
Entrada gratuita

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis