Funceme registra chuvas em 97 municípios nas últimas horas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registra chuvas em 97 municípios cearenses entre o domingo e as 7 horas de ontem. Barro, no sul do Estado, a 524 km de Fortaleza, teve a maior precipitação, com 106 milímetros.

Outras chuvas fortes foram registradas em Tururu (56 milímetros), Forquilha (76) Brejo Santo (83), Milagres (70), Santana do Cariri (62), Aurora (62). De acordo com a Funceme, as chuvas são isoladas e há possibilidade de 40% do registro de precipitação no Ceará neste ano ser abaixo da média histórica.

As fortes chuvas de ontem acabaram determinando uma mudança importante na agenda da presidente Dilma Rousseff em sua visita ao Nordeste. A previsão inicial era de que a comitiva presidencial descesse em Juazeiro do Norte, de lá seguindo para o interior de Pernambuco, para uma série de compromissos. Porém, diante do mau tempo no Cariri cearense, Dilma foi direto para Paulo Afonso, seguindo então para Serra Talhada.

As chuvas devem continuar abaixo do normal no Ceará e nos outros estados do Nordeste nos dois últimos meses da quadra chuvosa (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação (junho).

Segundo o órgão, há 40% de chances para as precipitações ficarem abaixo da normal, 35% para chuvas em torno da normal e 25% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período. Com as últimas chuvas, o volume dos açudes em apenas 0,01%.

Fonte: O Povo



AddThis