Juazeiro do Norte (CE): 200 mil fiéis devem visitar Colina do Horto no feriado

Milhares de pessoas repetem a tradição e vão até à Colina do Horto, na Sexta-Feira da Paixão. Grande parte dos peregrinos percorre vários quilômetros a pé, em sacrifício, até a estátua do Padre Cícero e o Santo Sepulcro. Este ano, nem mesmo a chuva foi empecilho. Normalmente, as pessoas saem a pé durante a madrugada e chegam ao amanhecer do dia, numa das áreas mais altas da região do Cariri. A preparação da administração do Horto para receber os visitantes e romeiros acontece há vários dias. A estimativa da administração do Horto é que passem pelo local até o próximo domingo cerca de 200 mil pessoas.

A maioria das pessoas, vinda do Centro e bairros de Juazeiro e também de outras cidades da região e Estados vizinhos, sobe a pé até a estátua pela Rua do Horto, conhecida como a estrada velha. A movimentação começou desde a noite de quinta-feira. Por conta das chuvas, ainda pela manhã, era grande movimentação até o meio-dia de ontem e continuou até o fim da tarde.

Vários romeiros escolhem como roteiro de feriado, passar o período da Semana Santa em Juazeiro. Muitas pessoas aproveitam o momento de reflexão para pagar promessas, como é o caso da empregada doméstica Maria Edlane Ferreira dos Santos. Ela decidiu subir as escadarias do monumento do Padre Cícero, de joelhos, para suplicar uma graça do Padre Cícero.

"Pedi para ele tirar de mim uma bruxaria que colocaram há pouco mais de um mês". Segundo ela, o sacrifício foi importante e vale à pena, porque já se sentia melhor. Vestida de preto e com um terço no pescoço, fez as suas orações finais ao pé da estátua, para concretizar a sua promessa.

Já o comerciante, Francisco Germano Borges, há 11 anos percorre do bairro Salesiano, em Juazeiro, até a estátua, mais de 3 quilômetros, a pé. Ontem saiu um pouco antes do que de costume. Ao invés das 4 horas, decidiu sair às 6h30. O percurso, neste ano, também foi um pouco mais curto. Ele não seguiu até o Santo Sepulcro, por conta da chuva. Durante a manhã, muita lama pela cidade. Nas proximidades do Parque São Geraldo, uma árvore desabou, causando prejuízos aos moradores de três casas que foram atingidas. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não houve vítimas.

Para facilitar o fluxo de peregrinos, foi impedida a passagem de veículos pela Estrada Velha. Na Rua do Horto, os romeiros pagam promessas, subindo a pé a ladeira de mais de 2 quilômetros. Até a chegada ao monumento do Padre Cícero, algumas paradas nas 14 estações, em concreto, que retratam os momentos da crucificação de Jesus. As pessoas acendem velas e rezam nesses locais.

Como forma de organizar a visitação no Museu Vivo do Padre Cícero e na estátua, os agentes do Tiro de Guerra iniciaram, desde às 6 horas, a organização das filas para o acesso a esses locais. Para chegar até o monumento, os romeiros seguiam em uma grande fila que se formou em torno da base da estátua.

Para facilitar o acesso à Colina do Horto, foi elaborado um plano de trânsito pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Desde a última quinta-feira, foi proibido o acesso de veículos pela ladeira que dá acesso ao local. Essa é uma medida de segurança, por conta da grande quantidade de pessoas que descem e sobem pela Estrada Velha. O administrador do Horto, Padre Venturelli, afirma que o grande número de romeiros se dá pelo revezamento dos visitantes durante todo o dia. A começar das primeiras horas da manhã, quando chega a maioria dos fiéis de cidades como Crato e Barbalha. "Chega uma remessa de pessoas e enche o local, e depois esvazia, com grande parte que segue em direção ao Santo Sepulcro", constata.

Lei Seca
Há muitos anos vem sendo feito um trabalho, no sentido de coibir a comercialização de bebidas alcoólicas na área, mas muitas pessoas não dispensam o vinho, durante a subida. Por conta disso, também foi reforçado o policiamento. Várias celebrações aconteceram durante o dia e à noite na Capela do Bom Jesus do Horto. Encenações e shows com bandas religiosas foram reservados para o local, para onde as pessoas se deslocam após chegarem à Colina. Apresentação da dramatização "Jesus , o Nazareno", com o grupo Compactur, aconteceu pela manhã.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Colina do Horto
Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.6006

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis