Ematerce realiza limpeza em açudes

Uma experiência inovadora para favorecer a qualidade e aumentar a capacidade de acúmulo de água nos reservatórios do Estado está sendo realizada por meio da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O projeto piloto em 25 açudes do Ceará foi iniciado nas cidades de Piquet Carneiro, Quixeramobim e Madalena, onde as dificuldades com escassez de água estava mais crítica.

O projeto envolveu recursos na ordem de R$ 500 mil. Mas segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, há possibilidade de estender o programa com apoio do governo, em outros municípios cearenses.

Mais recursos
Ele disse que fará a solicitação de recursos, já que a experiência vem sendo bem sucedida nos locais onde houve a limpeza dos reservatórios.

"Temos dois grandes objetivos com esse trabalho. Um deles é possibilitar uma água de melhor qualidade e o outro é o aumento da capacidade dessas áreas" explica.

O presidente da Ematerce afirma que as chuvas dos últimos dias têm deixado os agricultores esperançosos, mesmo com os prejuízos causados com os primeiros cultivos.

Ele lembra das previsões da Funceme, de um inverno abaixo da média histórica, e ressalta a dinâmica da meteorologia.

Com as chuvas até o dia 10 de abril, é esperado que uma nova realidade se desenhe no cenário produtivo da agricultura.

Cerca de 35% da área estimada do Estado, conforme Pimenta, já está com o plantio das sementes distribuídas pelo governo. Além dos 8% de área de replantio, em virtude dos prejuízos causados pelas primeiras terras cultivadas e a estiagem, que não possibilitou o desenvolvimento da lavoura.

Replantio
No Cariri está a maior parte das áreas plantadas, principalmente por ser a região do Estado que apresenta melhor índice de chuvas. Mas, as precipitações continuam mal distribuídas em todo Estado do Ceará.

Trabalhadores rurais do Cariri e Centro-Sul já estão fazendo o replantio de algumas culturas, na esperança de que as precipitações tenham continuidade. Os mais otimistas esperam já tirar a primeira colheita a partir do mês de maio.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis